Mantendo a tradição, a Câmara de São João da Barra realizou duas cerimônias na noite dessa quarta-feira (27): o Prêmio Pai Talento e a Medalha João Oscar do Amaral Pinto. Na primeira, 13 pais do município foram homenageados por cada um dos vereadores. Já a Medalha João Oscar foi conferida ao professor e historiador sanjoanense, Fernando Antônio Lobato Borges, em reconhecimento a sua contribuição para a preservação da memória do município e por ser um defensor da cultura e da educação.
- A gente fica emocionado de receber uma homenagem assim, de uma cidade que nos viu nascer - disse Lobato, que contou como começou a ter intimidade com a história de São João da Barra e como se aprofundou nela. "Somos um município de 400 anos! Em 1677, nós já existíamos e isso é motivo de muito orgulho. Quando eu nasci, São João da Barra era igual Paraty, cheia de casarões azulejados. Nosso cemitério é riquíssimo. Não é qualquer cidade que tem cemitério com túmulos de mármore de Carrara", lembrou o historiador, que também fez um apelo ao Legislativo para que faça mais proposições a fim de preservar o patrimônio histórico. E finalizou: "Fica aqui a minha gratidão a vocês pela escolha do meu nome. Receber uma homenagem com o nome de João Oscar em SJB é algo de orgulho porque João Oscar foi outro que dedicou sua vida a cuidar da cultura de São João da Barra".
O Prêmio Pai Talento foi criado em 2013 por conta do Dia dos Pais. Já a Medalha João Oscar foi instituída pela Câmara em 2019, por meio de resolução, com o objetivo de reconhecer homens sanjoanenses que tenham prestado sua contribuição para o município, estando ou não na cidade. "É sempre uma alegria poder homenagear os filhos da nossa terra; cada um com sua história de luta, de vida, sempre nos ensinando com seu exemplo. E quero também parabenizar nosso historiador Fernando Lobato, pelo belíssimo trabalho que faz como educador e também como historiador, ajudando a manter vivo o nosso passado", disse a presidenta da Câmara, Sônia Pereira (Soninha).
Pai Talento - Quem foram os indicados ao Prêmio Pai Talento de cada vereador:
Luiz Cláudio Mello da Silva Filho (Alan); Robson Ribeiro da Silva (Analiel); César: César de Oliveira Serra (Caio); Paulo Roberto Moreira do Amaral (Kaka); Adilson Barboza (Eziel); Dênis Merlim Rosa (Joice); Alair Azeredo de Souza - Lolô (Léo); João Batista dos Santos Filho (Júnior); Joziel de Almeida Chagas (Julinho); Odilon Corrêa (Rodrigo); Elbo Paiva Ribeiro (Rommenik) e João Batista Almeida Amaral (Soninha). O homenageado do vereador Elisio, Antônio Cândido Filho, não pôde estar presente e foi representado por seu filho Rômulo Cândido.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138