Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Ginásio de Esportes de São João da Barra será reinaugurado no sábado, dia 04 de maio

Política
Câmara de Vereadores de Campos em parceria para o fortalecimento da agricultura
PUBLICADO POR: LEONARDO FERREIRA | PORTALOZK.COM - 08/05/2021 - 10:15

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

A Câmara de Campos e a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca vão desenvolver um trabalho em conjunto para beneficiar produtores e moradores de localidades e distritos de áreas rurais do município. Esta semana, o presidente Fábio Ribeiro e o secretário Almy Júnior Cordeiro se reuniram na Casa e visitaram a sede do DER, acompanhado de vereadores, dando início à parceria.

- O objetivo é unirmos forças em três ações pontuais: o Colégio Agrícola Antônio Sarlo, junto ao governo do Estado; a regularização fundiária em Campos, com a Procuradoria de Câmara, e a recuperação de nossas estradas, envolvendo nossos vereadores em diferentes vertentes, como a obtenção de recursos por meio de emendas parlamentares. Vamos concentrar esforços para atender não as demandas dos produtores rurais como dos nossos cidadãos do interior – adiantou o presidente Fábio Ribeiro.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca detalhou as ações, que visam ao fortalecimento do setor no município.

- Com relação ao Colégio Agrícola, temos uma demanda muito importante para conseguir retomar a formação de técnicos e aumentar a disponibilidade da mão de obra. Existe uma proposta de incorporar o Agrícola à Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro) e existem entendimentos no sentido disso ser feito, com grupos que já demandaram a incorporação ao governo estadual. A Câmara pode nos ajudar intermediando essa questão. Outro ponto importante é a regularização fundiária. Muitos proprietários rurais não tem a posse da terra. A Procuradoria da Câmara vai verificar a legislação para regularizar a propriedade – disse o secretário.

Almy definiu o terceiro ponto, a recuperação das estradas, como crucial e urgente. Ele lembrou que o prefeito Wladimir Garotinho lançou o programa Estradas do Produtor, reconhecendo que elas são o principal gargalo para o fortalecimento da atividade agrícola, para o agroturismo, como em Rio Preto, a região do Imbé.

- O entendimento do prefeito é de que essa seja um prioridade, porque as condições das estradas é de calamidade. Então, mobilizando não só o DER, mas a iniciativa privada, precisamos de todos juntos para recuperar nossa malha viária, que tem mais de três mil quilômetros de estradas e também pontes. Tem ponte, que não suporta o peso de um caminhão, que tem de desviar por estradas esburacas, dar um volta enorme, encarecendo o trabalho de escoamento da produção. A gestão atual recebeu a secretaria de Agricultura sem nenhum equipamento, nem uma patrol (maquina utilizada em serviços de terraplanagem, nivelação e limpeza das estradas). Para se ter uma ideia, municípios bem menores, como São Fidélis e Cardoso Moreira contam com essas máquinas. O município vai comprar, mas o processo para a aquisição demora e temos até novembro para realizar essa recuperação, antes do período das chuvas. Assim, contamos com os vereadores para a articulação, junto aos deputados, de emendas parlamentares que locação desses equipamentos – concluiu o secretário.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes