O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se pronunciou nesta sexta-feira (18/07) após ser alvo de mandados de busca e apreensão cumpridos pela Polícia Federal (PF) em sua residência, em Brasília, e em endereços ligados ao Partido Liberal. Por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), Bolsonaro está proibido de sair durante a noite e deverá usar tornozeleira eletrônica.
Durante o pronunciamento, Bolsonaro afirmou ter sido “humilhado” pela imposição do monitoramento eletrônico. O ex-presidente declarou que os cerca de US$ 14 mil apreendidos em sua casa foram convertidos legalmente pelo Banco do Brasil e devidamente declarados no Imposto de Renda. Ele evitou, no entanto, comentar se considera as ações da Justiça uma retaliação à sua defesa de políticas de isenção fiscal em apoio a Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos.
Pen drive escondido e cópia de ação contra Moraes
Entre os materiais apreendidos pela PF estão um pen drive encontrado em um banheiro da casa de Bolsonaro, além de uma cópia da ação que a plataforma de vídeos Rumble move contra o ministro do STF Alexandre de Moraes nos EUA. O conteúdo do pen drive e o celular do ex-presidente, também apreendido, serão analisados pela perícia da Polícia Federal.
A operação ocorreu durante a manhã, quando viaturas da PF foram vistas no condomínio onde o ex-presidente mora, em Brasília.
Eduardo Bolsonaro não deve voltar ao Brasil
No mesmo pronunciamento, Bolsonaro afirmou ainda que seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, não deverá retornar ao Brasil neste momento, para evitar que “se prejudique”.
Defesa critica medidas cautelares
Por meio de nota, o advogado de Bolsonaro, Celso Vilardi, classificou as medidas como severas e disse que a defesa recebeu a decisão com surpresa e indignação. Afirmou ainda que o ex-presidente sempre cumpriu as determinações judiciais e só irá se manifestar após ter acesso integral à decisão que autorizou a operação.
Por enquanto, não há determinação para que Bolsonaro preste depoimento. Segundo a defesa, isso só deverá ocorrer caso a PF entenda como necessário após a perícia do material apreendido.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138