Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Caso morador de São João da Barra e amigos: homem morto após ser espancado em Salvador não era morador de rua e tinha filho de 03 anos, diz irmão

Política
Alerj concede Medalha Tiradentes e diploma post mortem à atleta Isabel do vôlei
PUBLICADO POR: LEONARDO FERREIRA | PORTALOZK.COM - 24/11/2022 - 19:29

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em plenário nesta quinta-feira (24) a concessão da Medalha Tiradentes, maior honraria desta Casa Legislativa, e o respectivo diploma Post Mortem, à ex-jogadora de vôlei e treinadora Maria Isabel Barroso Salgado Alencar, mais conhecida como Isabel do Vôlei, que faleceu no último dia 16. 

A iniciativa é fruto de Projeto de Resolução 1537/2022 do deputado estadual Max Lemos. “Isabel deu ao Brasil, e principalmente ao Rio de Janeiro, onde nasceu e começou sua vida de atleta, as maiores alegrias, tanto como jogadora de vôlei quanto treinadora. Uma atleta que levou com orgulho o nome do Brasil para as disputas internacionais, e que sempre lutou para o desenvolvimento do esporte brasileiro. Por isso, nada mais justa essa homenagem”, explicou Max Lemos.

Perfil    
Maria Isabel Barroso Salgado Alencar, mais conhecida como Isabel Salgado ou Isabel do Vôlei foi atacante desde os 11 anos de idade e já demonstrava ser uma exímia jogadora de voleibol. Com apenas 12 anos de idade foi estimulada a treinar em clube para se aprimorar na modalidade por seu treinador e também treinador do Flamengo, Enio Figueiredo, futuramente seu técnico na Seleção Brasileira.

Se formou nas divisões de base do Flamengo, onde jogou desde 1973. Era titular na equipe quando o clube conquistou a terceira colocação do Campeonato Brasileiro de Voleibol. Também conquistou pelo mesmo clube mais dois títulos neste mesmo campeonato nos anos de 1978 e 1980.

Em 1976 foi convocada para a Seleção Brasileira Juvenil. Era uma das representantes do Flamengo na Seleção Brasileira, que disputou duas edições de olimpíadas, a primeira nos Jogos Olímpicos de Moscou, em 1980, e a outra nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984.

Disputou campeonatos em mais de dez clubes brasileiros, atuando também em algumas temporadas no voleibol italiano e japonês. Esteve na Seleção Brasileira nos campeonatos sul-americanos (juvenil e adulto), pan-americanos e mundiais. Posteriormente passou a disputar torneios de vôlei de praia.

Atuou como atleta do vôlei de praia e treinadora de vôlei, tendo exercido esta última função no Flamengo, nos anos de 1999 e 2000. No vôlei de praia foi umas das pioneiras no torneio promovido pela FIVB em Almeria, Espanha, formando dupla com Jackie Silva, campeã mundial e medalha de ouro em Atlanta, em 1996. Anos mais tarde, fez dupla com Roseli Timm e conquistaram a medalha de ouro no Campeonato Mundial de Vôlei de Praia de 1994, realizado em Miami. Com Roseli, Isabel conquistou três medalhas de prata e duas de bronze até 1995. Por mais três anos, Isabel atuou com outras parceiras, encerrando a carreira em 1997.

Isabel Salgado foi mãe de seis filhos, três dos quais foram bem-sucedidos jogadores de vôlei de praia. Maria Clara e Carolina Solberg começaram em 2005. Isabel foi técnica da dupla pela primeira vez no Circuito Mundial em 2008, e ganhou sua primeira medalha de ouro em Myslowice. Já seu filho Pedro Solberg ganhou mais de dez torneios e foi eleito em 2008, com seu parceiro, a dupla do ano e campeão do Circuito Mundial. 

Após jogar por mais de trinta anos, ser técnica tanto na quadra quanto na praia, Isabel trocou de função e passou a trabalhar na gestão e supervisão da carreira dos filhos esportistas. Formou dupla com sua filha Maria Clara e, já próximo do fim da carreira, com Carolina, então com 17 anos.

Em 08 de novembro de 2022 seu nome foi anunciado pelo governo de transição do presidente eleito Lula como integrante do grupo técnico do esporte, mas morreu oito dias depois.

Isabel faleceu na manhã de 16 de novembro de 2022, aos 62 anos de idade, no Hospital Sírio-Libanês de São Paulo, por complicações da Síndrome Aguda Respiratória do Adulto (SARA).


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes