Um idoso de 79 anos que estava desaparecido desde novembro de 2024 foi localizado nesta quinta-feira (16/10) graças ao sistema de reconhecimento facial instalado em São João da Barra. Este é o primeiro caso de localização por meio da nova tecnologia, em funcionamento no município desde agosto.
Segundo informações da Polícia Civil, uma das câmeras identificou o rosto do idosos de iniciais J.L.M.O., que constava como desaparecido. O sistema enviou um alerta ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que acionou a Guarda Municipal. Os agentes localizaram o homem e confirmaram sua identidade por meio de documentos.
O idoso foi levado à 145ª Delegacia de Polícia da cidade, onde o registro de desaparecimento foi encerrado. Um responsável por ele também foi chamado e esteve na delegacia.
A ação foi possível graças ao convênio do município com o programa “190 Integrado” da Polícia Militar, que conecta câmeras de reconhecimento facial e de leitura de placas ao sistema da PM, permitindo uma resposta mais ágil em casos como esse.
A Prefeitura de São João da Barra, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, já instalou mais de 200 câmeras em todos os distritos. Por motivos estratégicos, não são divulgados os locais nem a quantidade exata dos equipamentos.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138