Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

O Boticário inaugura quiosque no SuperBom de São João da Barra com kits promocionais imperdíveis para o Natal; confira

Polícia
Guarda-vidas em São João da Barra passam por treinamento para o verão 2026
PUBLICADO POR: REDAçãO 3 | PORTALOZK.COM - 22/12/2025 - 17:36

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Os 112 guarda-vidas aprovados no processo seletivo da Prefeitura de São João da Barra para atuar em apoio ao Corpo de Bombeiro no verão 2026 participaram, nesta segunda-feira, 22, da primeira parte do treinamento sobre suporte básico de vida para afogados, realizado no Auditório Municipal. A capacitação prática será reforçada nesta terça-feira, 23, na praia de Grussaí, sendo a última etapa da preparação para que, a partir do dia 1º de janeiro de 2026, os guarda-vidas estarão distribuídos em 25 postos da praia do Açu até o Pontal de Atafona. A atuação será por dois meses podendo haver prorrogação.

O treinamento foi ministrado pelo bombeiro militar e enfermeiro socorrista do Samu da cidade, Eduardo de Oliveira. “O tempo de resposta, pela necessidade de oxigênio, para quem está afogado é pequeno. Se os guarda-vidas ao retirarem uma vítima da água, fizerem as técnicas de reanimação adequadamente, a chance de sobrevivência aumenta muito, mais que triplica. Por isso, a importância de realizar essa capacitação e atualização em conformidade com a American Heart Association, que apresenta os principais protocolos de primeiros socorros e ressuscitação cardiopulmonar”, enfatizou Eduardo.

"A intenção da Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança Pública, é deixar a equipe de guarda-vidas, que atuará em apoio ao Corpo de Bombeiro, ainda mais capacitada. Porém, o banhista pode contribuir para a própria segurança escolhendo um local perto dos postos de salvamento, ficar atento às sinalizações das condições do mar, procurar orientações sobre as correntes de retorno, redobrar a atenção com as crianças, não mergulhar de cabeça, não entrar no mar após ingerir bebidas alcoólicas e refeições pesadas", destacou o coordenador da Defesa Civil, Marcos Sá.

Primeiro lugar no processo seletivo e com 14 anos atuando na área, o guarda-vida residente em Grussaí, Leonardo Barbosa da Silva, destacou a importância do treinamento. “Apesar da minha experiência, é fundamental participar deste curso de atualização e aprimoramento para no momento do resgate fazer o melhor possível. Ao longo desse período efetuamos diversos salvamentos, e o mais marcante foi em 2012, ao salvar duas meninas, quando uma delas foi para o hospital. Uma semana depois os pais retornaram para agradecer, e isso é gratificante”, relembrou Leonardo.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2025 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes