Uma ação de fiscalização ambiental foi realizada na manhã deste sábado (12) na região da Boca da Lagoa, em Grussaí, distrito de São João da Barra, após denúncia de que moradores teriam aberto, sem autorização, um canal ligando a lagoa ao mar. Abrir a barra sem autorização é crime ambiental, com pena de até quatro anos de detenção, conforme prevê a Lei Federal 9605/98.
Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar e Defesa Civil, foram até o local para fechar o canal, considerado uma infração ambiental grave. O trabalho também contou com orientação do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), responsável pela gestão da lagoa.
Segundo o fiscal Sávio Tatagiba, a abertura irregular foi feita para escoar água da lagoa, mas contraria as normas ambientais e pode causar mortandade de peixes e danos à flora. A retroescavadeira usada para fechar o canal só pôde atuar após a maré permitir o uso de maquinário pesado.
A Prefeitura reforça que qualquer intervenção em áreas ambientais precisa de autorização dos órgãos competentes e alerta para que a população atue como fiscalizadora, denunciando crimes ambientais para evitar prejuízos ao equilíbrio ecológico da região.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138