Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Caminhão de empresa de bebidas de São João da Barra se envolve em colisão frontal que deixou duas pessoas mortas na RJ-106

Polícia
Dono do Banco Master, Daniel Vorcaro tentava deixar o país quando foi preso no aeroporto de Guarulhos
Após o comunicado da venda, Vorcaro pegou um helicóptero e foi para o aeroporto de Guarulhos. Ele pretendia viajar para a Europa em um avião particular.
PUBLICADO POR: REDAçãO 3 | PORTALOZK.COM - 18/11/2025 - 09:18

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Preso pela Polícia Federal (PF) na noite dessa segunda-feira (17/11), o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, foi detido enquanto tentava deixar o país em um avião particular no aeroporto de Guarulhos. 

Segundo investigadores, Vorcaro estava no banco, em São Paulo, na segunda à tarde. Depois que saiu o comunicado da venda, ele pegou um helicóptero e foi para o aeroporto de Guarulhos (entenda mais abaixo).

Ele seguiu direto do terminal da aviação executiva para pegar um avião particular com destino a Malta, país na Europa.

 Para os investigadores, não há dúvidas de que ele estava em fuga — não porque soubesse da operação desta terça, mas porque queria estar longe depois que a notícia da venda do Master fosse tornada pública.

A prisão aconteceu um dia após um consórcio liderado pelo grupo de investimento Fictor Holding Financeira anunciar a compra do Banco Master.

 Liquidação extrajudicial é quando o Banco Central fecha um banco que não tem mais condições de funcionar. Um liquidante assume o controle, encerra as operações, vende os bens e paga os credores na ordem prevista em lei, até extinguir a instituição. Nessa etapa, as operações são encerradas e o banco deixa de integrar o sistema financeiro nacional.

O negócio com o grupo Fictor teria a participação de investidores dos Emirados Árabes Unidos e previa um aporte imediato de R$ 3 bilhões para reforçar o caixa do Master, que passa por dificuldades financeiras.

A compra ainda precisaria da aprovação do Banco Central do Brasil e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Com a decretação da liquidação extrajudicial, qualquer negociação de compra em andamento é automaticamente interrompida.

O Banco Master já enfrentava risco de falência devido ao alto custo de captação e a investimentos considerados arriscados. A instituição emitia CDBs que pagavam até 40% acima da taxa básica do mercado e mantinha posições em precatórios e em empresas em dificuldades.

Operação da PF

A PF tinha uma operação prevista para esta terça, mas a prisão de Vorcaro foi antecipada diante da possibilidade de fuga dele.

No total, a operação Compliance Zero cumpriu sete mandados de prisão e 25 de busca e apreensão nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e no Distrito Federal.

O objetivo é combater a emissão de títulos de crédito falsos (investimentos com juros irreais, que o banco não conseguia pagar para o cliente) por instituições financeiras que integram o Sistema Financeiro Nacional.

Para evitar a quebra, foram feitas tentativas de venda do Banco Master, como a proposta do Banco de Brasília (BRB), que foi rejeitada pelo Banco Central. Mas todas acabaram envolvidas em questionamentos, pressões políticas e falta de transparência.

Órgãos de controle e o Banco Central passaram a contestar a operação, que também foi impactada por menções ao Master em diversas investigações, além de pressões políticas e disputas judiciais.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2025 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes