O governo da Rússia condenou duramente o que classificou como um “ato de agressão armada” cometido pelos Estados Unidos contra a Venezuela. A manifestação foi feita por meio de um comunicado oficial do Ministério das Relações Exteriores russo divulgado neste sábado (03), no qual Moscou afirma estar profundamente preocupada com a escalada do conflito e alerta para os riscos à estabilidade regional e internacional.
Segundo a chancelaria russa, a ação norte-americana representa uma violação grave do direito internacional e da soberania venezuelana. O governo russo destacou que o uso da força não pode ser justificado por argumentos políticos ou de segurança e defendeu que eventuais divergências sejam resolvidas por meio do diálogo diplomático e de mecanismos multilaterais.
No comunicado, a Rússia também ressaltou a necessidade de contenção por parte da comunidade internacional, afirmando que novos confrontos podem provocar consequências imprevisíveis, inclusive para países vizinhos da Venezuela. Moscou pediu que as partes envolvidas evitem uma escalada militar e retornem às negociações políticas.
A Rússia reafirmou, por fim, seu apoio à Venezuela como Estado soberano e defendeu que qualquer solução para o impasse passe pelo respeito ao direito internacional e pela atuação das instâncias diplomáticas, evitando o uso da força militar.
Os EUA capturaram o Presidente Nicolás Maduro e a primeira-dama Cilia Flores na manhã deste sábado (03). A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodriguez, exigiu provas de vida, afirmando que o paradeiro de ambos é desconhecido.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138