Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas
Mundo
Quem governa a Santa Sé na ausência do papa?
PUBLICADO POR: REDAçãO 1 | PORTALOZK.COM - 21/04/2025 - 07:31

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Quando um papa está ausente, seja por renúncia, como aconteceu com Bento 16, ou por morte, outra autoridade da Igreja Católica assume o controle administrativo da Santa Sé: o camerlengo.

Camerlengo é um dos cargos cuja validade não termina quando um papa morre. O camerlengo continua despachando os assuntos cotidianos da Santa Sé e prestando contas ao Colégio dos Cardeais, como ele faria ao pontífice se este estivesse vivo.

No passado, era o camerlengo quem atestava a morte do papa chamando-o pelo nome de batismo três vezes, enquanto batia levemente em sua cabeça com um martelo de prata. Só então ele declarava: o "papa está realmente morto". O gesto foi substituído com a colocação de um véu sobre o pontífice.

É o camerlengo quem comunica a morte do papa ao cardeal-vigário de Roma e, consequentemente, ao povo da Igreja Católica. Historicamente, este cardeal ainda destrói o anel do pescador ao confirmar o falecimento, joia usada pelos pontífices para assinar documentos. O objetivo é evitar falsificações, mas este ritual coloca fim simbólico ao papado.

Imediatamente, o camerlengo sela o quarto do papa e seu escritório e toma posse do Palácio Apostólico. Este também é selado em seguida e o camerlengo ordena o início do preparo do corpo do falecido pontífice.

É ele também quem estabelece como será realizado o sepultamento do pontífice, após ouvir outros cardeais, geralmente seguindo orientações deixadas pelo falecido. Além disso, é responsabilidade do camerlengo escolher a data do conclave, que elege um novo papa, e acertar os preparativos para a eleição na Capela Sistina. O camerlengo também recebe o juramento de que o voto será secreto por parte dos cardeais.

KEVIN FARREL, 77 ANOS, É O ATUAL CAMERLENGO
Desde 2019, o cardeal de origem irlandesa, Kevin Farrell, 77, ocupa o posto. Ele foi apontado pelo próprio papa Francisco para a posição que estava vaga desde 2018, com a morte de Jean-Louis Tauran. O francês anunciou da sacada central da basílica a eleição de Jorge Mario Bergoglio como papa em 2013.

Como camerlengo, Farrell preside a Câmara Apostólica. O órgão é uma espécie de conselho financeiro da Igreja Católica, que desempenha a função de preservar e administrar os bens da Santa Sé. Ou seja, ele toma decisões financeiras e administrativas enquanto o papa está ausente.

Brasileiro está na alta cúpula. Farrell recebe a ajuda de três cardeais-assistentes em suas funções. Mas caso ele se veja impedido de realizá-las por algum motivo, assume o vice-camerlengo, que é o paulista de Sertãozinho, Dom Ilson de Jesus Montanari. Ele é arcebispo titular de Capocilla.

Camerlengo solicita relatórios sobre o estado patrimonial e econômico das administrações dependentes da Santa Sé. Ele também checa orçamentos e balanços de cada ano, atuando em partes como um tesoureiro.

Farrell é também um cardeal eleitor. Isso quer dizer que, com a morte de Francisco, ele é um dos membros do Colégio de Cardeais que votará na eleição de um novo papa.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2025 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes