A Organização Internacional de Polícia Criminal, a Interpol, emitiu um alerta importante nesta semana. Segundo a entidade, o número de fábricas de golpes cibernéticos que exploram vítimas de tráfico humano aumentou expressivamente em todo o mundo.
Estes centros forçam pessoas a participar de fraudes on-line e surgiram inicialmente em alguns países do Sudeste Asiático. Um deles é o KK Park, em Mianmar, de onde dois brasileiros conseguiram escapar em fevereiro deste ano.
De acordo com o alerta, as vítimas, originárias de ao menos 66 países de todos os continentes, são frequentemente atraídas por ofertas falsas de emprego e depois mantidas em cativeiro. Muitas são chantageadas por dívidas, espancadas, exploradas sexualmente e, em alguns casos, torturadas.
Dentro desses centros, as pessoas são obrigadas a executar golpes on-line, principalmente visando pessoas no exterior para roubar dinheiro. Investigações da Interpol já revelaram dezenas de casos semelhantes nos últimos anos.
Ainda segundo o relatório, as novas tecnologias estão impulsionando a prática dos crimes. Uma das maiores preocupações é em relação ao uso de inteligência artificial para a geração de anúncios falsos de emprego ou mesmo criação de perfis deepfake para aplicar golpes.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138