O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a 22ª DP (Penha) suspenda a investigação aberta contra familiares e amigos que participaram da remoção dos corpos na área de mata dos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro. Eles eram investigados por crimes como vilipêndio de cadáver e violação de cena de crime. Além disso, o delegado Leandro Gontijo de Siqueira Alves, titular da unidade, terá 48 horas para explicar o motivo da abertura do inquérito.
No dia 29 de outubro, mais de 70 corpos foram retirados por moradores e levados até a Praça São Lucas. No mesmo dia, o secretário de Polícia Civil, Felipe Curi, afirmou que havia sido instaurado um procedimento para apurar possível fraude processual. Segundo ele, a polícia possuía imagens de pessoas retirando criminosos da mata e retirando roupas camufladas que os suspeitos usavam.
A decisão de Moraes ocorre no contexto da “Operação Contenção”, realizada em 28 de outubro nos Complexos da Penha e do Alemão, que terminou com 121 mortos, sendo 117 suspeitos e quatro policiais, e é considerada a mais letal da história do país.
O ministro já havia determinado o envio ao STF de cópias das gravações das câmeras corporais e dos laudos de necropsia, além de ordenar a preservação integral de todos os elementos periciais, garantindo o acesso da Defensoria Pública e do Ministério Público para fiscalização e eventual realização de contraprovas.
Moraes também apontou divergências entre as informações prestadas pelo governo estadual e por outros órgãos, e solicitou novos dados sobre relatórios da operação, laudos das mortes e informações de inteligência que embasaram os mandados contra integrantes do Comando Vermelho no Rio.
Após assumir a relatoria da ADPF 635, a chamada “ADPF das Favelas”, com a aposentadoria de Luís Roberto Barroso, Moraes marcou para esta segunda-feira, às 16h, uma reunião no STF com o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e procuradores-gerais de Justiça. Mais tarde, às 17h, o ministro deve se reunir com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, para tratar do Marco do Crime Organizado. *As informações são da Rádio CBN
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138