Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Homem morre eletrocutado em terreno ao lado da casa de shows multi place, em Campos

Justiça
STF determina que investigação contra familiares que removeram corpos de megaoperação seja suspensa
PUBLICADO POR: REDAçãO 1 | PORTALOZK.COM - 10/11/2025 - 18:38

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a 22ª DP (Penha) suspenda a investigação aberta contra familiares e amigos que participaram da remoção dos corpos na área de mata dos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro. Eles eram investigados por crimes como vilipêndio de cadáver e violação de cena de crime. Além disso, o delegado Leandro Gontijo de Siqueira Alves, titular da unidade, terá 48 horas para explicar o motivo da abertura do inquérito.

No dia 29 de outubro, mais de 70 corpos foram retirados por moradores e levados até a Praça São Lucas. No mesmo dia, o secretário de Polícia Civil, Felipe Curi, afirmou que havia sido instaurado um procedimento para apurar possível fraude processual. Segundo ele, a polícia possuía imagens de pessoas retirando criminosos da mata e retirando roupas camufladas que os suspeitos usavam.

A decisão de Moraes ocorre no contexto da “Operação Contenção”, realizada em 28 de outubro nos Complexos da Penha e do Alemão, que terminou com 121 mortos, sendo 117 suspeitos e quatro policiais, e é considerada a mais letal da história do país.

O ministro já havia determinado o envio ao STF de cópias das gravações das câmeras corporais e dos laudos de necropsia, além de ordenar a preservação integral de todos os elementos periciais, garantindo o acesso da Defensoria Pública e do Ministério Público para fiscalização e eventual realização de contraprovas.

Moraes também apontou divergências entre as informações prestadas pelo governo estadual e por outros órgãos, e solicitou novos dados sobre relatórios da operação, laudos das mortes e informações de inteligência que embasaram os mandados contra integrantes do Comando Vermelho no Rio.

Após assumir a relatoria da ADPF 635, a chamada “ADPF das Favelas”, com a aposentadoria de Luís Roberto Barroso, Moraes marcou para esta segunda-feira, às 16h, uma reunião no STF com o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e procuradores-gerais de Justiça. Mais tarde, às 17h, o ministro deve se reunir com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, para tratar do Marco do Crime Organizado. *As informações são da Rádio CBN


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2025 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes