Em São João da Barra, grandes nomes têm surgido em várias esferas do esporte. Porém, o município retrata, também, antigos nomes que mantém sua força até os dias atuais. Como é o caso de José Augusto Cardozo, que aos 58 anos, já dedicou 40 anos (e ainda continua) como professor de karatê.
Pai de cinco filhos, nascido e criado em São João da Barra, o Sensei conta com orgulho como é passar a arte marcial por gerações em sua familia: “Um já é faixa preta, e os outros dois são faixas marrons, se preparando para alcançarem a faixa preta em breve”, diz ao portalozk.com.
Sua paixão pelo karatê começou muito cedo, quando ele admirava os movimentos dos katas - as sequências tradicionais das técnicas deste esporte. “Desde jovem, sempre fui fascinado pelos movimentos. A beleza, a precisão e a disciplina me chamaram muito a atenção e despertaram minha vontade de praticar”, relembra o Sensei Sanjoanense.
Entre os mestres que o inspiraram, o sensei Tetsuo Mizuno ocupa um lugar especial. “Ele foi e continua sendo uma grande referência para mim. Sua dedicação e postura me marcaram profundamente”, afirma José Augusto, que trouxe o Sensei Tetsuo para perto dos treinos dos seus alunos também.
É importante ressaltar que “Tio Augusto”, como é chamado, construiu uma história não só como atleta, mas, principalmente como um professor que rompeu gerações, no município, que ao longo de 40 anos, já formou ínumeros alunos que se tornaram campeões e representantes da cidade em competições regionais e nacionais. “Já perdi a conta de quantos alunos formei. Mas a maior emoção é ver cada um deles representando São João da Barra com orgulho, mostrando que, mesmo sendo do interior, temos força e ousadia para chegar ao pódio.”
Como atleta e karateca, sua maior vitória foi representar o Brasil em um Campeonato Sul-Americano de Karatê, no Peru, com passagem pela Bolívia (La Paz) e pelo Chile. “Ser campeão pela seleção foi uma experiência inesquecível e motivo de muito orgulho na minha trajetória.”
O sensei sempre reforçou na Budokan ( sua academia), que mais do que ensinar técnicas de combate, o Karatê é uma ferramenta de transformação social e pessoal, além de propagar o respeito e controle. “O que mais me motiva é poder ensinar que a vida é feita de vitórias e derrotas. E é ,justamente, nas derrotas que surgem os verdadeiros campeões, aqueles que aprendem, se fortalecem e seguem em frente”.
Sua academia é considerada uma das mais respeitadas em São João da Barra, sendo referência por seu trabalho sério e pela confiança conquistada junto às famílias. “Trato cada aluno como se fosse parte da minha família”, reforça.
Um dos pontos que mais colabora para a história de sucesso de José Augusto, é ver gerações da mesma família passando pelo dojô. “Quando um trabalho é realizado com seriedade, as famílias percebem e se tornam parte da minha rotina. O vínculo se fortalece e o Karatê se transforma em um legado de pai para filho.”
O sensei também se orgulha dos ex-alunos que seguiram carreira, seja nas artes marciais, seja em outras áreas. “Formei vários faixas pretas, e muitos seguiram à faculdade. O Karatê foi necessário em suas vidas, ensinando disciplina, foco e valores”, encerra.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138