O Brasil está nas quartas de final do Mundial Sub-17. A seleção derrotou a França nos pênaltis por 4 a 3, após arrancar o empate por 1 a 1 aos 44 minutos do segundo tempo, no Estádio Ibrahim Khalfan, em Doha, no Catar. Mais uma vez, o goleiro João Pedro, do Santos, foi o herói da classificação: ele defendeu duas cobranças. Na fase anterior, contra o Paraguai, já havia pegado três pênaltis, consolidando-se como o grande destaque defensivo da equipe. Mas, foi dos pés de Pietro Tavares, natural de Campos, que saiu o gol de empate e que levou a amarelinha para a decisão nos pênaltis.
O Brasil volta a campo na próxima sexta-feira (21), contra o Marrocos, que eliminou Mali por 3 a 2, às 12h45 (horário de Brasília). A seleção brasileira busca o pentacampeonato mundial, após os títulos de 1997, 1999, 2003 e 2019. O jogo terá transmissão ao vivo do canal pago SporTV. Quem avançar vai encarar o vencedor do duelo entre Portugal e Suíça, que se enfrentam também na sexta-feira, às 11h45.
LEIA TAMBÉM
Atleta de São João da Barra viajará ao Chile para disputar cinco provas no Sul-Americano Master de Atletismo
Primeiro tempo: França abre o placar no rebote
A partida começou equilibrada, com o Brasil pressionando a saída de bola francesa. A primeira boa chance veio aos 10 minutos, quando Ruan Pablo arriscou de fora da área e a defesa desviou. Aos 22, o camisa 7 quase marcou em cobrança de falta, defendida no reflexo por Jourdren.
A França, mais perigosa nos contra-ataques com Camara, abriu o placar aos 28 minutos. Após pênalti marcado com auxílio do VAR, Bartola cobrou e João Pedro defendeu, mas Himbert aproveitou o rebote para fazer 1 a 0. O Brasil quase empatou nos acréscimos, em jogada individual de Ruan Pablo, mas a bola desviou na zaga e saiu.
Segundo tempo: pressão brasileira, pênalti perdido e golaço salvador
Logo aos cinco minutos, Ruan Pablo cobrou falta, o goleiro francês deu rebote e Luís Eduardo quase marcou. Aos 10, Moungueque saiu cara a cara com João Pedro, que fez grande defesa e evitou o segundo gol francês.
Aos 35 minutos, Pietro foi derrubado na área e o árbitro marcou pênalti para o Brasil. No entanto, Ruan Pablo acertou a trave e desperdiçou a chance de empatar.
A seleção manteve a pressão e, aos 44 minutos, Pietro acertou um golaço, mandando a bola no canto e levando a decisão para os pênaltis.
Decisão por pênaltis: João Pedro brilha novamente
Nas penalidades, Camara abriu a série para a França e João Pedro defendeu. O Brasil converteu com Dell, Luís Pacheco e Gabriel Mec. Do lado francês, Moungueque, Nassoko e Ameline marcaram.
Na quarta cobrança do Brasil, Pietro bateu mal e Jourdren defendeu, deixando tudo igual em 3 a 3. Em seguida, Leccese cobrou para a França e João Pedro fez outra defesa decisiva. Coube ao camisa 7 Pablo Juan fechar a série para o Brasil, garantindo a classificação para as quartas de final.
Pietro, a joia campista que brilhou no Mundial
Natural de Campos dos Goytacazes, Pietro Tavares, nascido em 21 de dezembro de 2008, é uma das grandes promessas do futebol brasileiro. No Cruzeiro desde 2015, ele foi artilheiro da equipe no Brasileiro Sub-17, com oito gols na temporada. Atuando preferencialmente pelo lado do campo, o atacante destro vive grande fase. Em outubro, assinou seu primeiro contrato profissional, válido até setembro de 2028. Fora de campo, Pietro também ganhou destaque comercial: fechou recentemente um contrato de patrocínio com a Nike, gigante mundial do setor esportivo.
Outros jogos da Copa do Mundo Sub-17
Sexta-feira (21/11)
09h30 - Áustria x Japão
10h30 - Itália x Burkina Faso.
Assista ao gol de Pietro Tavares}
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138