Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas
Esportes
Atletas de São João da Barra se destacam em diversas modalidades esportivas com ajuda de custos da Prefeitura
Só no primeiro semestre deste ano, 60 competidores foram beneficiados e muitos deles estão ranqueados nacionalmente.
PUBLICADO POR: LEONARDO FERREIRA | PORTALOZK.COM - 05/07/2024 - 12:00

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

VER GALERIA

Terra de talentos em diferentes modalidades esportivas, São João da Barra tem marcado a presença com seus atletas em competições nacionais e até internacionais. Com a ajuda de custo da Prefeitura, instituída por meio de lei municipal, são vários os títulos conquistados nos últimos anos e em 2024 não está sendo diferente. Só no primeiro semestre deste ano, foram mais de 60 atletas beneficiados pela ajuda de custo, em um investimento de cerca de R$ 200 mil.

Outros R$ 350 mil foram investidos em 2023, com ajudas individuais a 80 atletas a partir dos requisitos abertos na Secretaria Municipal de Esportes. São diversas modalidades disputadas como, por exemplo, atletismo, jiu-jítsu, ciclismo, surf, kitesurf, fisiculturismo, bodyboard e triatlo. Para que o esportista tenha direito ao benefício é necessário que a competição seja organizada por federações, confederações, ligas esportivas ou administrações públicas. O projeto auxilia nas despesas com alimentação, hospedagem, inscrições nos eventos, passagens ou combustível, caso o atleta utilize veículo próprio.

Com a ajuda de custo da Prefeitura, Vittor Maciel Filho, o Vittinho, se tornou, aos 15 anos, no ano passado, o campeão brasileiro de kitesurf na classe Hydrofoil Tubular e vice-campeão brasileiro da Fórmula Kite U19. Pelo título, Vittinho representou recentemente o país no mundial de kitesurf, na Itália. Ele terminou como TOP 8 do mundo e volta a concorrer ao brasileiro neste ano.

Para o jovem atleta, a ajuda de custo que a Prefeitura concede é muito importante. “A busca pela alta performance tem um custo muito alto e sem esse apoio seria muito mais difícil para todos nós. No meu caso em específico, o kitesurf é um esporte muito caro e é praticamente impossível conseguir se manter apenas com recursos próprios. Espero poder trazer cada vez mais títulos para a nossa cidade e levar o nome de São João da Barra cada vez mais longe. É a minha forma de retribuir o carinho e o investimento que o povo de São João da Barra faz em mim”, afirmou Vittinho.

Também no kitesurf, Luccas Filho, primo de Vittinho, é outro destaque. Com oito anos já coleciona conquistas importantes. Quando tinha apenas seis anos, o menino se consagrou recordista mundial em distância por idade, ao alcançar a quarta colocação na categoria Pro Jr. da 1ª etapa do Rally Sertões Kitesurf. Ele viajou 74 milhas em 4 horas e 43 minutos.

Neste ano, Luccas Filho estreou no campeonato brasileiro e obteve bons resultados, inclusive na última etapa que aconteceu no Ceará, para onde a liberdade com o pai, Luccas Maciel, com ajuda de custo da Prefeitura. Lá ele ficou na terceira colocação, logo na estreia, atrás apenas de um atleta de mais de 30 anos e de outro de 14.

"O Luquinhas fez pódio, ficou em terceiro lugar no Ceará. E agora a gente tem pela frente a segunda etapa do Circuito Brasileiro, que vai ser na Região dos Lagos. Depois da gente tem a Copa Brasil de Vela, que é a terceira etapa do circuito, em Fortaleza. Em outubro tem o Rally dos Sertões e, em novembro, a última etapa do Circuito Brasileiro que é em São Luís do Maranhão. Com uma agenda dessa, com tanta viagem e despesa, se não fosse a ajuda de custo seria impossível para as pessoas cumprirem o cronograma. Como ele é menor de idade, tem que ter o responsável acompanhando. São duas passagens aéreas, duas alimentações, duas hospedagens... Então, o custo disso é muito alto e sem sombra de dúvida o que São João da Barra está fazendo é investir no jovem. Independentemente da modalidade, vão colher grandes frutos no futuro, porque essas crianças estão evoluindo no esporte. Graças a essa ajuda de custos, eles estão tendo a oportunidade de sair de casa, buscar experiência lá fora, ganhar, viver outra realidade, conviver com outros atletas. Certamente vai elevar o nível deles a um patamar de chegar ao topo", afirmou Luccas Maciel, apostando no potencial do filho de um dia disputar uma olimpíada.

Não é só a nova geração que vem se destacando nas competições que participam com a ajuda da Prefeitura. Exemplo disso é o ciclista Rodrigo Rocha, que tem sido vitorioso em várias competições, inclusive válidas para o ranking nacional. Uma das últimas conquistas deste padrão foi o Desafio de Ciclismo São José de Anchieta, no Espírito Santo, com 80km. Ele foi o campeão na categoria Master B. Pela frente ainda tem outras disputas que valem pontos no ranking em Santa Catarina, Pernambuco e Mato Grosso do Sul, por exemplo.

"Estou na briga, disputando, para ver se eu consigo ser campeão do ranking nacional esse ano. Estou em terceiro lugar, bem próximo do segundo e do primeiro. Acredito que, por meio do apoio da Prefeitura, irei conseguir. Esse ano eu estou mais focado. Para você conseguir ser campeão do ranking e se destacar, você tem que estar se deslocando duas vezes, no mínimo, no mês para poder brigar por essas provas. Como ciclista, digo que para mim, sem a ajuda de custo, é inviável eu dar continuidade e poder estar indo competir", disse Rodrigo Rocha, ressaltando o suporte e o bom atendimento que tem ao ingressar na Secretaria Municipal de Esportes para conseguir a ajuda de custos.

Também com apoio da Prefeitura, o atleta de Atafona, no 2º Distrito sanjoanense, Dioni Miranda, participou de sua primeira maratona no mês de junho e já alcançou um índice que o credencia para a mais famosa e tradicional corrida de longa distância realizada do mundo, a de Boston, nos Estados Unidos, em 2025. Antes disso, ele tentará participar da maratona de Buenos Aires, na Argentina, em setembro deste ano.

"Muitos de nós somos atletas amadores, temos nossas famílias, a gente não vive do esporte. Porém, o esporte aqui em nossa cidade é fortíssimo. Nós temos um celeiro de atletas em todas as modalidades e essa ajuda de custo é fundamental para fomentar ainda mais esses esportistas do município. Temos muito a agradecer pela ajuda", pontuável Dioni.

No surf, o talento da família Ferreira também já rendeu várias conquistas. Entre os títulos de campeão de Deyvison Ferreira está o Circuito Capixaba de Surf, na categoria Gran Master. E ele continua mandando bem neste ano, tanto que em junho foi vice no Master e Gran Master na etapa do Circuito Serrano, primeira válida para o estadual capixaba.

Além dele, o filho Nícollas, de 11 anos, desponta nas competições e, no ano passado, ficou em quarto lugar no ranking do Sub 10 no Espírito Santo. Os dois recebem ajuda de custos da Prefeitura para os campeonatos, assim como outro membro da família, Vicente Ferreira, que está disputando o profissional brasileiro.

"A ajuda dada pela Prefeitura é muito importante. Se eu tivesse que tirar o meu trabalho para viajar e competir, seria complicado manter as despesas de casa", destacou Deyvison Ferreira, que vê com orgulho o seu filho trilhar um caminho de sucesso com mais oportunidades no esporte do que ele teve quando criança.

Já no bodyboard, o sanjoanense Adegaldo Silva está representando mais uma vez o município no brasileiro da modalidade. “A ajuda de custo com certeza é um incentivo enorme para o esporte e também para levar o nome da cidade para as competições. Eu já tive a oportunidade de estar no Chile liderando o nome de São João da Barra”, disse o atleta, que no ano passado terminou em oitavo no ranking brasileiro profissional entre centenas de competidores.

Ex-atleta profissional e atual secretário municipal de Esportes no lugar de Caio César, que deixou o cargo para buscar uma vaga no Legislativo sanjoanense, o também sanjoanense Rondinelli Sena vê na ajuda de custódia um reconhecimento aos esportistas que colocam o nome de São João da Barra em prova. “Temos muita responsabilidade em atender bem a esses atletas e também garantir que todo o processo de ajuda de custos aconteça dentro das regras previstas na Lei municipal. É um diferencial na vida dos competidores e um orgulho para todos nós sanjoanenses”, ressaltou o atual secretário.

Galeria de mídia


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2025 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes