A localidade de Espírito Santinho, em Campos dos Goytacazes, será novamente palco de uma das celebrações mais tradicionais do interior fluminense. Nos dias 29 e 30 de novembro, a VI Festa do Queijo promete reunir produtores, visitantes e famílias em um evento que valoriza a identidade rural, a cadeia leiteira e o desenvolvimento econômico da região. Neste ano, a festa contará com estrutura ampliada, incluindo cerca de 400 m² de área coberta na Praça Central, além do primeiro Circuito do Queijo, que reunirá mais de cinco laticínios locais expondo seus produtos durante toda a programação.
A Festa do Queijo é uma realização da Associação de Moradores de Espírito Santinho (Amores), da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Emater-Rio e da Fiperj, com apoio da Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Infraestrutura Rural. A parceria entre instituições reforça o compromisso com a economia rural, a qualificação técnica e a valorização da produção leiteira, que é um dos pilares da região.
Entre os momentos mais aguardados está o tradicional corte do queijo gigante, feito com mil litros de leite, considerado o maior queijo artesanal do Estado do Rio de Janeiro, segundo a Emater. O Laticínio Delícias Puro Leite é responsável pela produção, realizada com o auxílio de um molde especialmente criado pela empresa Inox by Claussen. O produtor Genézio Arêas, proprietário da Delícias Puro Leite e responsável pela fabricação do queijo de 1.000 litros, destaca que participar do evento gera impacto direto no comércio local, observando que a festa fortalece a visibilidade e as vendas dos empreendimentos da comunidade.
“É muito bom participar da festa. Depois que começamos a expor nossos produtos, nossas vendas melhoraram muito, e isso acontece não só com o nosso laticínio, mas com todos os comércios que fabricam na região. Como vem muita gente de fora, quem não conhecia passa a conhecer o nosso trabalho”.
Ele explica que a produção do queijo gigante mobiliza toda a equipe. “Paramos um dia da nossa produção só para o queijo. Selecionamos os leites, fazemos análise, seguimos para a pasteurização, que é fundamental, depois para a coagulação e moldagem. Todo o processo é feito com muito cuidado, higiene e carinho. O tempo estimado de maturação é de 22 dias”.
Além das atrações culturais e gastronômicas, a festa também é marcada por debates técnicos e oportunidades de qualificação. O presidente da Associação de Moradores, Wagner Crespo, lembra que o evento nasceu com o propósito de fortalecer o trabalho no campo.
“A festa começou em 2018 e, desde então, todos os anos buscamos soluções para o produtor rural, especialmente o produtor de leite. Durante o evento, conseguimos discutir com profissionais de alto gabarito melhorias para a produção e para a geração de renda. Este ano teremos novidades, como lançamentos de produtos regionais e a nova forma que permitiu confeccionar o queijo de 1.000 litros”.
O técnico da Emater Alarcon Prucoli ressalta que a festa representa mais do que celebração. “A festa do queijo celebra um ano de trabalho árduo na produção de leite, uma atividade cansativa, mas essencial para a comunidade. Vamos ter palestras técnicas durante o evento. Também vamos abordar como o trabalho com o leite e seus derivados pode agregar valor à produção, ampliando as oportunidades de renda e emprego para as famílias rurais”.
O esporte também terá espaço de destaque com o Desafio do Queijo Off Road Run, que acontece no domingo (30), oferecendo percursos de corrida (21 km e 8 km), caminhada (4 km) e circuito infantil. A atividade movimenta a comunidade, atrai visitantes e promove o turismo rural, além de aproximar os participantes do ambiente natural e das paisagens de Espírito Santinho.
O secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Infraestrutura Rural, Almy Junior, também reforçou o convite à população. “Nós temos uma satisfação muito grande em apoiar esse evento tão importante como a Festa do Queijo, que já faz parte do calendário do interior campista. Quero convidar toda a população para participar dessa grande celebração, prestigiar nossos produtores rurais, conhecer os produtos da nossa terra e viver um final de semana de cultura, tradição e muito queijo bom. Esperamos todos vocês”.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138