Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

A Melhor Folia com mais uma noite de casa cheia em São João da Barra

Entretenimento
Congos leva ''O Canto da Resistência Ancestral'' para a Avenida do Samba, em São João da Barra
Escola que tem como símbolo o índio guerreiro vai abrir as apresentações das escolas de samba neste ano, no domingo, às 21h
PUBLICADO POR: REDAçãO 3 | PORTALOZK.COM - 14/02/2026 - 10:48

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

“Ekobé - O Canto da Resistência Ancestral” é o enredo que a escola de samba Congos vai levar para a Avenida do Samba, em São João da Barra, no "Carnaval 2026 – A Melhor Folia”. No barracão, o período é de ajustes finais para apresentar a cosmogonia guarani, com passagem pelo universo de encantos e mitos, pelo choque histórico com a colonização, até chegar à busca da terra sem males como destino espiritual e projeto de futuro. A agremiação, que completa 94 anos de existência, é a responsável por abrir os desfiles no domingo, dia 15, às 21h, e encerrar na terça-feira, 17, às 22h30.

Dividido em cinco setores, o desfile do Congos vai mostrar a floresta encantada como território vivo (rios com memória, folhas com segredo e estrelas com nome onde o sagrado mora), o amor cósmico e o equilíbrio do mundo (o sol, a lua e os eclipses como reencontro, clímax lírico), a ruptura colonial (chegada do homem branco: fogo, ferro, destruição, tentativa de apagar crença) e o reencantamento no Carnaval (rito público de memória, luta e esperança). Serão sete tripés temáticos, cinco alas e três carros alegóricos no desfile.

“Vamos reencantar na Avenida do Samba, enfocando que a memória ancestral resiste e recria um futuro no qual o Carnaval vira aldeia simbólica, o tambor vira coração, e o desfile vira um ato de memória e resistência viva. ‘Ekobé’ nada mais é do que a travessia do sagrado ao histórico, e do histórico ao futuro, pela força do canto ancestral”, explicou o presidente do Congos, Ian Machado.

O samba-enredo, de composição de Diego Nicolau, já está na boca dos apaixonados pela escola, que acompanham os ensaios da bateria. A agremiação promete brilhar na Avenida do Samba com 600 componentes, entre eles a rainha de bateria, Giovana Rodrigues Benvino; a rainha da escola, Ruth Chagas do Nascimento; a rainha mirim, Marina Valiengo Stellet Felipe; a rainha de honra mirim, Maya Paes; o casal de mestre-sala e porta-bandeira, Arthur Pacheco de Lima e Letícia Maria Teixeira Lopes, e a porta-bandeira mirim, Evellyn Ribeiro Monteiro da Silva.

Para chegar com tudo pronto para a folia, os preparativos começaram em maio, de acordo com o vice-presidente do Congos, Luis Fellipe Gomes de Souza. Ele destaca ainda que, graças ao início antecipado e ao planejamento eficiente, 95% dos trabalhos estão concluídos, com tranquilidade e excelência. A previsão é de que até o fim de semana sejam finalizados os detalhes nas alegorias e fantasias. “Mobilizamos cerca de 30 profissionais especializados em adereços, pintura, solda, carpintaria, elétrica e costura, garantindo um processo de criação dinâmico, seguro e alinhado com o cronograma. É uma força de trabalho unida pela arte, pela técnica e pelo compromisso de entregar um desfile grandioso”, completou Fellipe.

Como forma de fortalecer a maior manifestação cultural do município, a Prefeitura de São João da Barra destina subvenções para as agremiações carnavalescas do município. A escola de samba Congos recebeu R$ 385 mil, repassados em duas parcelas, com antecedência para garantir o planejamento das ações. O último depósito ocorreu no dia 8 de janeiro, enquanto os primeiros 50% foram repassados em novembro, quando a entrega simbólica dos cheques ocorreu no gabinete da prefeita Carla Caputi, com antecedência histórica de mais de 90 dias.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2026 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes