A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São João da Barra promoveu na terça-feira, 29, o III Workshop "O Direito de Ser". O evento, direcionado a alunos dos anos finais do ensino fundamental, foi realizado na Escola Municipal Elysio de Magalhães, em Barcelos, sexto distrito.
O workshop foi organizado pela Equipe Multidisciplinar da Semed e contou com a presença de convidados da Obra do Salvador e da Marinha do Brasil.
Segundo a psicóloga e coordenadora da Equipe Multidisciplinar, Michelle Mota, a ação teve como finalidade despertar nos alunos o interesse em debater e discutir de forma lúdica e dinâmica temáticas importantes como diversidade humana, desenvolvimento profissional, relacionamentos interpessoais e Estatuto da Criança e do Adolescente.
A oficina “Worklab: mundo do trabalho” foi realizada pelo educador Ruan Almeida e pela pedagoga Alessandra Barros, profissionais da Obra do Salvador. Eles abordaram habilidades e competências para o mundo do trabalho e mostraram a montagem de um bom currículo na prática.
Na oficina “Conheça a Marinha” o cabo Vinícius Nedes e o tenente Reginaldo Teixeira falaram sobre as 21 formas de ingressar na Marinha do Brasil e seguir na carreira militar. A psicóloga Fernanda Brant mediou o contato com a instituição.
A oficina “Musicoterapia e autorregulação emocional” mostrou como a música pode ser uma poderosa ferramenta para lidar com as emoções. Ela foi conduzida pela musicoterapeuta Ana Cristina Moussalen e pelas psicólogas Katiúscia Belmont, Suálling Nunes, D’Maria Cruz, Silvia Bernardo, Patrícia Lisboa e Luisa Duarte.
“Juventude consciente, direitos garantidos”: nesta oficina os alunos andavam por um jogo de tabuleiro gigante conforme acertavam perguntas sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Os responsáveis foram os assistentes sociais Paulo Júnior, Maria de Fátima Caldas, Adna Mota e Mabel Lirio.
Na oficina “Conhecer para prevenir: fato ou fake” os alunos levantavam placas de fato ou fake para afirmativas que eram feitas sobre temas próprios da saúde, segurança e bem-estar do adolescente. As organizadoras foram as assistentes sociais Gisele Cereja, Cleyde Soares, Alessandra Antônio, Milene Bolckau e Silvia Moreira.
“Escute o som e decifre a letra” foi uma oficina realizada pelas assistentes sociais Fernanda Cordeiro, Renata Melo, Millena Pedra e Anna Cássia. O intuito era analisar letras de músicas e identificar conteúdos problemáticos como preconceitos e violências.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138