Desde o encerramento do ano letivo de 2025, a Gerência de Suprimento e Logística da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia vem atuando nos preparativos para o início do ano letivo de 2026, nesta quarta-feira (4), para os alunos da rede municipal de ensino. Nas últimas semanas, a equipe tem trabalhado incansavelmente na entrega de diversos materiais, livros do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD - Governo Federal), bem como na distribuição de materiais de limpeza, higiene e papel A4.
De acordo com o gerente do setor, Vinícius Luna, no que se refere aos kits de material escolar e aos kits de uniformes, os processos de compra já foram realizados, tendo sido publicados em Diário Oficial e, em breve, os fornecedores iniciarão as entregas. “Os kits de material escolar e de uniformes serão completos e destinados a todos os alunos, desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA)", disse Luna.
A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto, destacou que os kits de material escolar serão ofertados a todos os cerca de 52 mil alunos da rede, e contarão com itens como estojo, cadernos, lápis, borrachas, réguas, apontadores, canetas, cola, hidrocor, cola colorida, lápis de cor, entre outros, tudo de acordo com o nível de escolaridade. Já os kits de uniforme contarão com mochila, tênis, conjuntos de verão e de inverno.
"Orientamos os gestores que façam a distribuição imediata do material escolar remanescente do ano passado, para que, quando chegar o novo material escolar, todos os alunos recebam seus kits individualizados. Deixar esses itens estocados gera desperdício do dinheiro público e deterioração, enquanto muitos alunos poderiam aproveitá-los agora para enriquecer seu aprendizado. Uma gestão eficiente prioriza o uso consciente dos recursos e o apoio direto aos estudantes. A correta destinação de materiais é fundamental para evitar perdas no setor público e escolar”, orientou Tânia.
Segundo ela, os kits de creche devem permanecer nas unidades escolares para uso contínuo dos alunos dentro do ambiente escolar; já os kits da pré-escola em diante, esses podem ser levados para a casa pelos alunos.
A subsecretária de Gestão Financeira, Infraestrutura e Logística, Carla Patrão, acrescentou que a distribuição dos uniformes depende do início das aulas. "Somente após a chegada dos estudantes, as unidades escolares podem conferir a quantidade e o tamanho de cada aluno e enviar a lista para o início da distribuição”, afirmou Carla.
A Gerência de Suprimento e Logística é responsável pelo atendimento de toda a rede municipal no que diz respeito ao fornecimento de materiais de limpeza, higiene, material escolar, uniforme, mobiliário, laboratórios de ciências e matemática (Programa Brincar e Aprender), materiais pedagógicos (livros e brinquedos), materiais para piscinas destinados às Vilas Olímpicas, bem como ao atendimento da Escola de Formação dos Educadores Municipais (EFEM), da Escola Inclusiva e da Cidade da Criança.
“Nosso atendimento é destinado aos profissionais da Secretaria Municipal de Educação, bem como a todos os diretores e diretores adjuntos das escolas e creches municipais. Atendemos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h”, informou Luna.
MERENDA - A Secretaria também já realizou a distribuição de alimentos para garantir a merenda escolar nas escolas da zona urbana e rural, a partir desta quarta-feira, 4/2. Mais de 230 unidades de ensino estão sendo abastecidas para o primeiro ciclo do calendário escolar.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138