Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Maiza Lima é a principal atração musical desta noite em festa que celebra Nossa Senhora do Sagrado Coração, na localidade de Palacete, em São João da Barra

Educação
Secretária de Educação explica notas do Ideb e destaca que aulas de reforço auxiliam alunos de São João da Barra no pós-pandemia
PUBLICADO POR: LEONARDO FERREIRA | PORTALOZK.COM - 28/09/2022 - 10:43

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Para compensar as dificuldades causadas pelo tempo distante das salas de aula e ajudar a retomar o ritmo do processo de ensino-aprendizagem, afetado em todo o mundo em função das medidas sanitárias impostas pela pandemia da Covid-19, a Prefeitura de São João da Barra implantou o Projeto Resgate, que oferece aulas de reforço aos alunos da rede pública no contraturno. O reforço começou desde junho para alunos do 6º ano, identificados como prioritários pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, e agora passou também a atender alunos do 7º ao 9º ano. Já são 350 estudantes participando do projeto, dos mais de oito mil matriculados na rede municipal, envolvendo 20 professores.

O Projeto Resgate, que tem como foco as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, é uma das ações da Prefeitura que integram o desafio educacional do pós-pandemia. No retorno às aulas presenciais, no início deste ano, foram realizadas também adequações curriculares, transformando o sistema bimestral em trimestral, a fim de priorizar o processo e resgatar conteúdos e competências defasadas. Além disso, também foi criado o programa de Práticas Integrativas Escolares, que promove uma experiência integrada de saberes e práticas pedagógicas, ampliando a percepção educativa para uma perspectiva global.

O conjunto de iniciativas tem como meta acelerar a reconquista do resultado positivo dos alunos. As notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2021, divulgadas na semana passada, evidenciam o impacto negativo do período de aulas remotas, situação que se repetiu em todo o país. Tanto que o próprio Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reconhece que o resultado do Ideb não reflete a realidade da qualidade do ensino no país e aponta a necessidade de construção de um novo plano de metas.

— As notas do Ideb 2021 evidenciam muito mais as decisões estratégicas de enfrentamento à pandemia do que o resultado efetivo do processo pedagógico. Mesmo ciente de que haveria um crescimento abrupto da taxa de aprovação de muitos municípios em virtude da flexibilização justificável no contexto que generalizou a aprovação automática, São João da Barra optou, com bom senso, pela manutenção do rigor pedagógico. E a taxa de aprovação no ano escolar foi determinante na composição das notas em todos os municípios — explica a secretária municipal de Educação e Cultura, Angélica Rodrigues.

Suporte durante a pandemia
Em São João da Barra, no contexto educacional atípico criado pela pandemia, os alunos da rede foram atendidos através da Plataforma Virtual de Ensino e atividades remotas variadas, sistematizando ações em tempo recorde na região. A Prefeitura distribuiu tablets com internet custeada pelo poder público e cadernos pedagógicos aos alunos, além de oferecer cestas básicas com alimentos e produtos de higiene pessoal e de limpeza.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes