Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas
Educação
São João da Barra realizará 'Mostra Psicopedagógica' nesta quinta-feira (10)
PUBLICADO POR: LEONARDO FERREIRA - 09/11/2022 - 13:30

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

A Secretaria de Educação e Cultura de São João da Barra promove nesta quinta-feira (10), a II Mostra Psicopedagógica, que tem como tema "Instrumentos avaliativo-interventivos de Psicopedagogia Institucional Aplicada – Piat". O evento acontece às 14h, no Palácio Cultural Carlos Martins, voltado a profissionais da Educação e com a equipe de Psicopedagogia expondo seus instrumentos avaliativo-interventivos utilizados nas creches, escolas e no Retiro São João Batista.

O objetivo, de acordo com a Coordenação de Psicopedagogia – composta por Regina Barros, Rosa Trindade e Ana Rosa – é compartilhar com os profissionais recursos lúdicos estratégicos para o processo ensino-aprendizagem, que são utilizados pelas psicopedagogas da rede sanjoanense na implementação da proposta da Piat. Cada material apresentado estará identificado com nome, formas de uso e habilidades potencialmente trabalhadas.

"A Coordenação de Psicopedagogia inovou em 2022 com a estruturação da Piat, uma proposta de trabalho psicopedagógico institucional, de viés predominantemente preventivo, mas que concilia avaliação e intervenção precoces frente às dificuldades de aprendizagem. Uma abordagem inédita da Psicopedagogia, pensada a partir do contexto escolar sanjoanense e inspirada no arcabouço teórico do difundido modelo educacional multiníveis norte-americano intitulado RTI (Resposta à Intervenção)", explica Regina Barros.

A Piat, acrescenta a coordenadora, opera em três níveis ou camadas. "No primeiro nível, o psicopedagogo atua diretamente nas turmas, a partir das demandas recebidas via encaminhamento docente ou necessidades detectadas por meio de Protocolo de Observação Participante. No segundo nível, o profissional de Psicopedagogia trabalha com filtro de similaridade de demandas, onde forma um Grupo de Trabalho, em que atua mais incisivamente junto a um número reduzido de aprendentes (terminologia psicopedagógica para alunos) com demandas afins. Já na última camada da pirâmide (símbolo da Piat e do RTI), o psicopedagogo faz abordagens individualizadas, quando procede a recursos avaliativos previstos no protocolo de intervenção da Psicopedagogia e, caso necessário, encaminha o aprendente a outros especialistas, envolvendo equipe escolar e família".

Com a Piat, o psicopedagogo institucional atua em duas frentes: acompanhando a evolução da aprendizagem discente e viabilizando assessoria especializada aos professores, contribuindo para a diversificação e flexibilidade das práticas docentes, em favor da melhor aprendizagem possível para cada aluno/aprendente.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2022 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes