Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Maiza Lima é a principal atração musical desta noite em festa que celebra Nossa Senhora do Sagrado Coração, na localidade de Palacete, em São João da Barra

Educação
Professor representa São João da Barra em feira de ciências em Atlanta, nos Estados Unidos
PUBLICADO POR: LEONARDO FERREIRA | PORTALOZK.COM - 11/05/2022 - 10:35

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Uma experiência na Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (FeMuCTI), organizada pela Secretaria de Educação e Cultura de São João da Barra, rendeu frutos internacionais a partir do projeto “Fabricação e utilização do biodiesel como combustível alternativo”, apresentado por alunos da Escola Municipal Amaro de Souza Paes, de Grussaí. O professor de Ciências da Natureza da rede municipal, Marcelo Almeida, é um dos quatro integrantes da delegação brasileira na Feira Internacional de Ciências e Engenharia (Regeneron ISEF 2022), que acontece entre os dias 06 e 13 de maio de 2022, em Atlanta, na Georgia (EUA).

A escolha do professor foi realizada pela Embaixada e Consulado dos EUA no Brasil e pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) após sua participação no curso intensivo “STEAM TechCamp Brasil 2022”, em fevereiro deste ano. Toda a despesa está sendo custeada por estas entidades. A STEAM – Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática – tem o objetivo de contribuir para a formação de gestores e professores, e na indução de práticas pedagógicas inovadoras nas escolas públicas de educação básica brasileira.

O projeto foi apresentado na FeMuCTI, em 2018 e, no ano seguinte, conquistou na Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (Fecti) a vaga para participar da 18ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), ocorrida em 2020, em São Paulo. O projeto foi desenvolvido pelos alunos Kaio Ribeiro, Lucas Tavares, Lauany Barreiro e Herick Gonçalves do nono ano, com participação inicial dos professores Patrícia Rodrigues (Ciências) e Fábio Castanheira (Geografia), e desdobramentos com os professores Jéssica Tavares (Geografia), Samira Simões (Língua Inglesa) e o próprio Marcelo Almeida. A pedagoga da escola, Deise Santos, submeteu a proposta à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) via Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e os alunos foram contemplados com uma bolsa de jovens talentos para pré-iniciação científica.

A secretária de Educação e Cultura de São João da Barra, Angélica Rodrigues, vê as feiras de ciências como fundamentais para despertar nos alunos um elo entre a teoria e prática, com possibilidades de potencializar projetos inovadores, como o desenvolvido pelos alunos da rede municipal. “Fomentar o conhecimento científico é fortalecer o desenvolvimento humano e tecnológico, principalmente propostas com viés de sustentabilidade.

A participação da delegação brasileira na Regeneron ISEF 2022 foi definida pelos seguintes critérios: 18 melhores projetos apresentados na Febrace e na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), em Novo Hamburgo-RS, com nove vagas para cada evento.

"Para que os projetos locais cheguem a estes patamares, além do destaque na FeMuCTI e na Fecti, é essencial a dedicação dos alunos, desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio, juntamente com o apoio do professor orientador, que neste caso específico deve ser muito valorizado, pois a carreira não se resume à sala de aula. Com certeza o resultado será altamente positivo", destacou o professor Marcelo.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes