A Prefeita Carla Caputi contou com um reforço especial no seu dia de trabalho nesta terça-feira (30), ao receber no gabinete as prefeita e vice-prefeita mirins Isabella Silveira Moore e Kamilly dos Santos Lima Nascimento. As adolescentes foram escolhidas no fim do ano passado após terem avaliadas, por uma comissão julgadora, suas redações abordando o tema do Projeto Prefeito Mirim: “A cultura de paz no ambiente escolar – ações que promovam uma relação de respeito e inclusão”, iniciativa da Secretaria de Educação (Semed).
Com a realização da posse simbólica realizada nesta terça, as estudantes do ensino fundamental puderam acompanhar de perto parte da rotina de trabalho da prefeita Carla Caputi, além de serem homenageadas com placas personalizadas e poderem sentar na cadeira da chefe do Executivo, onde “despacharam”, inclusive com o secretário municipal de Educação, Daniel Damasceno.
Ao recebê-las no gabinete, a prefeita fez questão que alunas conhecessem não só o espaço físico, mas principalmente um pouco dos desafios diários da função e também da satisfação e responsabilidade de estar à frente do município. Caputi também deu a elas a missão de serem suas interlocutoras com os demais estudantes, levando para eles o que ouviram e aprenderam durante a visita.
“Eu queria que vocês conhecessem um pouquinho, para poder ver a nossa missão, que é muito especial. Não é fácil, mas faz muito bem para a gente também, porque nos permite a cuidar das pessoas, transformar vidas. Essa é a parte mais legal, saber que a nossa dedicação tem um resultado muito positivo e impacta a vida das pessoas. Nem sempre conseguimos resolver tudo, mas a gente vai sempre tentar. Eu sempre falo não basta ter só o conhecimento, tem que ter boa vontade para realizar e também contar com uma boa equipe, porque ninguém faz nada sozinho”, destacou a prefeita.
Aluna da Escola Municipal Dr. Newton Alves, de Atafona, Isabella, de 14 anos, vive pelo segundo ano consecutivo a emoção e a responsabilidade de estar como prefeita mirim por ter sido reeleita.
“Esse projeto foi muito importante porque ele faz com que a gente pense em assuntos que talvez a gente conviva, mas que deixa passar despercebidos. Então, com ele eu consegui pensar mais nesses assuntos da cultura de paz, principalmente no ambiente escolar tão importante para a gente”, avaliou Isabella, hoje cursando o nono ano, e que estava acompanhada dos seus pais Marlon e Amanda Moore, orgulhosos da filha.
Quem também estava feliz por estar ao lado de Caputi neste dia de trabalho foi a vice-prefeita mirim Kamilly, de 15 anos, agora aluna do nono ano da Escola Municipal Elysio de Magalhães, de Barcelos.
“Quero agradecer por esse momento muito especial. Acho bastante importante continuar com esse concurso, motivando as pessoas, também trazendo esse assunto da cultura de paz para as escolas, que realmente é muito importante. Ainda mais sobre a inclusão”, pontuou Kamilly, ao lado da mãe Luciana dos Santos Lima.
O secretário municipal de Educação, Daniel Damasceno, falou da importância do projeto que mobiliza os alunos no debate de temas relevantes à comunidade escolar e à sociedade, desenvolvendo a escrita e a oralidade. Assim como a prefeita Carla Caputi, o secretário parabenizou as alunas eleitas e toda equipe da Semed, entre eles os 42 professores de Língua Portuguesa de 12 escolas da rede municipal envolvidos no projeto.
“É um momento importante de protagonismo, quando o jovem traz o seu pensamento, as suas demandas, as suas necessidades para a pauta do currículo escolar. A nossa rede tem avançado em práticas que permitem ao aluno se expressar e trazer suas questões. O projeto do prefeito mirim, tradicional no município, desenvolve a escrita, a oratória, consciência social e educação socioemocional. Este momento, junto à prefeita, é um dia marcante para as famílias ”, avaliou o secretário.
O projeto é organizado pela Coordenação Pedagógica de Língua Portuguesa da Semed, representada pela coordenadora Camila Borges, que também acompanhou a visita das estudantes ao gabinete junto com a coordenadora geral da secretaria Janaína Monteiro, além da diretora do Dr. Newton Alves, Liliana Anunciação, da orientadora pedagógica da mesma escola, Simone Melo, e da orientadora pedagógica da Elysio de Magalhães, Vanessa Baeta.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138