Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Júri popular condena jovem a 10 anos de prisão pela morte do sogro na frente do cunhado de apenas 05 anos de idade em São João da Barra

Educação
Inscrições abertas para 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas de Campos
PUBLICADO POR: REDAçãO 3 | PORTALOZK.COM - 21/05/2026 - 11:27

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

As inscrições para a modalidade Mirim da 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) continuam abertas no mês de maio. O prazo final é 8 de junho. Portanto, os profissionais da rede municipal de ensino devem ficar atentos. Podem participar estudantes do 2º ao 5º ano do ensino fundamental. O objetivo é aproximar crianças pequenas da experiência olímpica em matemática. Acesse AQUI.

 

A iniciativa é uma realização da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da B3 Social, e promovida também com recursos oriundos do contrato de gestão firmado pelo IMPA com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e com o Ministério da Educação (MEC).

 

Para a supervisora de Educação em Tempo Integral da Seduct, Ana Márcia Scot, a participação dos estudantes na OBMEP Mirim representa uma estratégia fundamental para o fortalecimento da aprendizagem em Matemática na rede pública.

 

“Essas e outras Olimpíadas estimulam o raciocínio lógico, a autonomia e o pensamento crítico, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade do ensino. Mais do que uma competição, as olimpíadas  se destacam como instrumentos de valorização do ensino, contribuindo para a melhoria dos resultados educacionais e para a formação integral dos estudantes”, declarou.

 

Em 2025, Campos teve 27 unidades escolares inscritas na Olimpíada Mirim, o que reforça a adesão da rede à competição. Entre os destaques, a E.M. Wilson Batista registrou a maior participação, com 190 alunos em Mirim 1, dos quais 38 foram classificados, e 205 alunos em Mirim 2, com 41 aprovados. A E.M. José do Patrocínio também teve bom desempenho, com 32 participantes em Mirim 1 e 11 classificados, além de 28 estudantes em Mirim 2 e 10 aprovados. Já a E.M. Farol de São Thomé se sobressaiu pelo resultado expressivo de 48 alunos classificados para a segunda fase, consolidando o bom desempenho da rede no município

 

A disputa é dividida em Mirim I, para alunos do 2º e do 3º ano, e Mirim II, para estudantes do 4º e do 5º ano, funcionando como uma porta de entrada para a OBMEP tradicional. As provas da primeira fase estão previstas para 25 de agosto e as da segunda fase para 10 de novembro. As duas etapas acontecem na própria escola e seguem o formato de 15 questões objetivas de múltipla escolha, com duração de uma hora e trinta minutos e foco em raciocínio lógico, numeramento, operações, medidas, noções espaciais e problemas contextualizados.

 

A classificação para a fase seguinte obedece a uma cota de até 20% dos inscritos por nível em cada unidade escolar, preenchida por ordem decrescente de nota. O regulamento também prevê critérios de desempate definidos pela própria instituição, e o desempenho final pode render medalhas de ouro, prata e bronze, certificados digitais e, para as escolas públicas, medalhas físicas.

 

 

 


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2026 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes