São João da Barra participa, mais uma vez, da Ópera Mundial da Ciência (Global Science Opera – GSO), projeto educacional internacional que une arte e conhecimento científico. Em 2025, o tema é “H2O, a molécula da água”, inspirado pelo Ano Internacional da Preservação dos Glaciares, instituído pela ONU. A produção dos 16 estudantes sanjoanenses da Escola Municipal Dr. Newton Alves, de Atafona, já está disponível no canal oficial do projeto e pode ser conferida ao final da reportagem, apenas clicando no play.
A apresentação do município aborda o tópico científico: “Quanta água doce existe e onde a encontramos? Por que algumas pessoas quase não têm água e outras têm muito?”, unindo música autoral, encenação teatral e vídeo. Ao todo, 16 estudantes dos anos finais do ensino fundamental desenvolveram, de forma colaborativa, a narrativa, a letra e a melodia da música, além da encenação e gravação em estúdio.
Segundo a coordenadora pedagógica de Ciências da Secretaria Municipal de Educação, Aline Marcelino, a experiência transforma o aprendizado em algo vivo e significativo. “É emocionante ver nossos alunos se apropriando do conhecimento científico e transformando-o em arte. Eles mergulham no tema, pesquisam, criam, debatem e produzem algo que ultrapassa os muros da escola e alcança o mundo. Para nós, educadores, é um orgulho enorme perceber o quanto eles crescem nesse processo”, afirma.
O Global Science Opera, organizado pela Universidade de Ciências Aplicadas da Noruega Ocidental desde 2015, reúne escolas de diversos países. São João da Barra participa da iniciativa desde 2021, fortalecendo a integração entre ciência, arte e educação. Este ano, São João da Barra foi um dos dois municípios brasileiros selecionados para participar do projeto, o outro foi do vizinho, Campos dos Goytacazes.
“A participação de São João da Barra na Ópera Mundial da Ciência mostra a força e o comprometimento da nossa rede com uma educação que ultrapassa a sala de aula. Ver nossos alunos criando, pesquisando e se apresentando em um projeto internacional é motivo de grande orgulho. Eles demonstram que, quando oferecemos oportunidade, apoio e espaço para a criatividade, nossos estudantes alcançam resultados extraordinários. Esse trabalho reafirma a qualidade da nossa educação pública e o talento dos nossos profissionais, que caminham juntos para formar cidadãos críticos, sensíveis e preparados para o mundo”, ressaltou o secretário municipal de Educação, Daniel Damasceno.
Responsável pela orientação dos estudantes, a professora Juliana Velho também ganhou reconhecimento internacional. Ela foi convidada pela equipe da GSO para atuar como parceira da Universidade de Ciências Aplicadas da Noruega Ocidental no processo formativo da edição 2025. Ela atuou como Yacuruna, espírito das águas amazônicas e foi a única participante de toda a América Latina reconhecimento resultante do trabalho desenvolvido junto aos alunos no ano anterior. “Esse convite mostra como o trabalho que fazemos aqui tem impacto. Foi graças ao projeto que realizamos no ano passado que eles me chamaram para contribuir. É muito significativo saber que fui a única convidada das Américas e ainda mais especial lembrar que faço parte da rede municipal de São João da Barra. Isso mostra o valor e a qualidade do que produzimos coletivamente”, afirma.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138