Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Morre homem que ficou ferido após casa pegar fogo em São João da Barra

Educação
Escolas municipais de Campos recebem laboratórios móveis pela primeira vez na história
PUBLICADO POR: LEONARDO FERREIRA | PORTALOZK.COM - 02/01/2023 - 12:00

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Não são apenas armários, mas sim, kits com conteúdos modernos, materiais didáticos, aprendizado, conhecimento e muita novidade para os alunos da rede municipal de ensino. Os laboratórios móveis adquiridos pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) estão revolucionando a forma de ensinar e aprender nas escolas e creches. É a primeira vez na história da educação municipal que as unidades recebem esse tipo de material, adquirido por meio do Programa Labmais, implantado pela Prefeitura este ano.

Ao todo, a Secretaria adquiriu 166 Kits de robótica destinados a 46 unidades escolares que ofertam educação infantil; 84 unidades que ofertam ensino fundamental anos iniciais e a 36 unidades que ofertam ensino fundamental anos finais. Outros 120 kits de laboratórios de Matemática e Ciências que estão sendo destinados a 84 unidades que ofertam ensino fundamental anos iniciais, e a 36 unidades que ofertam ensino fundamental anos finais. Além disso, há, ainda, 211 conjuntos de Laboratórios Brincar e Aprender, distribuídos para as unidades, contendo recursos educacionais lúdicos.

A diretora pedagógica da Seduct, Tânia Alberto, falou sobre como surgiu a ideia. “Temos escolas com vários padrões de estrutura e construção, por essa razão, não seria possível que todas as escolas tivessem uma sala temática de matemática ou um laboratório exclusivo de ciências, de bancada, com os equipamentos fixos, assim como o laboratório de Brincar & Aprender com uma brinquedoteca, contendo todos os estímulos pedagógicos necessários. Exatamente por ser uma rede de configuração diversificada, com prédios de diferentes padrões, escolas que eram estaduais e foram municipalizadas, etc, a ideia de um laboratório móvel permitiu que isso pudesse ser viabilizado e socializado para toda a rede. Nunca aconteceu antes um programa como esse na rede municipal. Os laboratórios móveis representam a melhor opção dado o nosso modelo de escola que é muito diverso. Apesar de termos escolas-modelo (construídas na gestão da ex-prefeita Rosinha Garotinho), que seguem o mesmo padrão e são mais modernas, no modelo móvel, a gente atende a todos de maneira mais equânime e isso nunca teve na rede municipal”, explicou Tânia.

Segundo Marcelo, implantar a ciência e a tecnologia nas escolas da rede municipal de ensino é parte das metas previstas no Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE), desenvolvido pela Secretaria no ano passado. “O PAE tem metas estabelecidas para serem executadas até o final de 2024. Muitas delas já estão sendo cumpridas e visam ao letramento digital dos estudantes até o 5º ano de escolaridade e à inovação tecnológica na rede”, pontuou.

Para a coordenadora de Tecnologias e Mídias Digitais da Secretaria, Anna Karina Vieira, as tecnologias quando usadas na aprendizagem oportunizam novas formas de assimilação dos conteúdos, "proporcionando aos educandos serem protagonistas do próprio aprendizado, conduzindo o conhecimento de maneira a se adaptar melhor às próprias necessidades. Além disso, estimulam a inclusão através do trabalho colaborativo, do compartilhamento de ideias e atitudes”, concluiu.

APROVAÇÃO
Dentre as unidades contempladas estão: Centro Educacional 29 de Maio, CIEP Maestro Villa Lobos, CIEP Wilson Batista, EM Alberto Lamego (Poço Gordo), Anleifer Leite Fernandes, Branca Peçanha Ferreira, Claudia Almeida, Custódio Siqueira, Dr Getúlio Vargas, Farol de São Thomé, Francisco de Assis, Frederico Paes Barbosa, Gonçalo Francisco Nunes, Instituto Profissional São José, José Giró Faísca, Lídia leitão, Lions II, Manoel Coelho, Manoel Ribeiro Nascimento, Maria Lúcia, Nossa Senhora Aparecida, Professora Eunícia Ferreira da Silva, Professor Paulo Freire, Professora Carmem Silvia Carneiro, Sagrada Família, Santa Maria, Santa Terezinha e Sebastião Ribeiro de Deus.

“O laboratório na nossa unidade escolar despertou a curiosidade e o interesse pelos equipamentos, deixando os alunos, professores e direção encantados e com a expectativa de um ensino ainda melhor. Os materiais são belíssimos, de muito capricho para quem realmente pensa em uma educação de qualidade. Estamos cuidando de tudo com muito zelo”, comentou a diretora da Escola Municipal Sebastião Ribeiro De Deus, Débora Dolores Albuquerque Rosa.

Gestora do CIEP Maestro Villa Lobos, Vanuza Helena, também elogiou as aquisições. “Esses laboratórios vieram para agregar, para somar e motivar. Estão todos felizes: professores, diretores, alunos o pessoal de apoio também. Eles estão ajudando o aluno a compreender quanto é importante a tecnologia dentro da unidade e na vida de todos. Vai ajudar bastante no planejamento das aulas no dia a dia. Deixo meu agradecendo a todos os setores da Seduct, ao secretário Marcelo, subsecretários e a todos que apoiaram e incentivaram para que tivéssemos esses laboratórios em cada unidade”, disse.

A professora Synnara Nogueira, da mesma unidade, acrescentou: “É enriquecedor o ensino de robótica em sala de aula, ajuda muito a explorar o comprometimento do trabalho em equipe. Os alunos gostaram bastante, principalmente, da parte onde lidam com bateria e as peças acendem e se mexem, etc”, destacou. A aluna Maria Gabriella, do 5º ano afirmou: “Foi legal poder montar, criar. Estamos aprendendo muitas coisas legais sobre a robótica; achei tudo muito bom”.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes