Profissionais da rede municipal de ensino de São João da Barra iniciaram, nesta quinta-feira, 8, no Centro Municipal de Educação Avançada (CMEA I), em Mato Escuro, uma trilha formativa voltada ao combate, prevenção e identificação de casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Equipe Sofia - nome Sofia faz referência a uma vítima desse tipo de violência.
A formação tem como objetivo orientar professores, mediadores, auxiliares e demais profissionais que atuam nas escolas municipais para reconhecer sinais de violência, adotar uma escuta qualificada e realizar os encaminhamentos corretos aos órgãos de proteção, fortalecendo à rede de cuidado e prevenção no ambiente escolar.
A capacitação foi ministrada pela enfermeira e policial civil Alice Alves Farias e pelo técnico em necropsia patológica e tanatopraxista André Luiz Pessanha Pereira. Ambos desenvolvem, desde 2024, o Projeto de Prevenção e Enfrentamento à Violência Infantojuvenil nas escolas municipais, em parceria com a Prefeitura.
“Estamos aqui para trazer informação e conhecimento à comunidade escolar, capacitando todos os profissionais direta e indiretamente envolvidos na rede de educação, preparando os profissionais da educação para identificar sinais de abuso, orientar sobre canais de denúncia e atuar de forma ética, sigilosa e segura junto à rede de proteção. Pretendemos sensibizar os participantes para a prevenção e o enfretamento da violência sexual infantil, reforçando que conhecimento é fundamentl para proteger, acolher e garantir dignidade às vítimas”, disseram os integrantes da Equipe Sofia.
Segundo o secretário municipal de Educação, Daniel Damasceno, a escola tem papel fundamental na proteção da infância. “Capacitar nossos profissionais é essencial para que saibam identificar sinais de abuso, acolher de forma humanizada e acionar a rede de proteção. A prevenção começa com informação, responsabilidade e sensibilidade no cuidado com nossas crianças e adolescentes”, destacou.
Na próxima semana, quinta-feira, 15, o encontro acontece às 8h, na Escola Elysio de Magalhães, em Barcelos, com profissionais das Escolas Municipais Maria Viana de Abreu, João Flávio Batista, Creche Municipal Maria da Conceição dos Santos Campos, Manoel Ducas de Brito e João Batista Alves. Já no Ciep Profª Gladys Teixeira, às 14h, se reúnem as escolas Belmiro Ribeiro Alves, Educandário Santa Cecília, e as creches Marcos Medeiros Valiengo e Professor João Rodrigues Pinto, além do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos, Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado Cenilson Rocha do Amaral e Centro Terapêutico Pedro Machado.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138