Uma semana inteirinha dedicada às mães. Foi dessa forma que a Escola de Aprendizagem Inclusiva (EAI) comemorou o Dia das Mães, celebrado nesse domingo (11). A programação começou na terça-feira (6) e foi concluída nessa sexta-feira (9) com uma série de encontros com profissionais que trouxeram experiências, informações valiosas e acolhimento para as famílias.
A diretora da EAI, Eleonora Nascimento disse que cada roda de conversa foi pensada para contemplar a realidade da maternidade atípica, com temas como os direitos das mães e filhos, os impactos emocionais da rotina de terapias e diagnósticos, e a importância do autocuidado. A semana contou com a participação de psicólogos, advogados e parceiros da área da saúde, como Patrick Wagner, Larissa Porto, Caroline Keytel, Martha Castori e Kellen Peixoto, que doaram tempo e conhecimento para enriquecer os encontros.
De acordo com Eleonora, outro gesto de carinho foi a contribuição do grupo Mães que Oram pelos Filhos, da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, que doou brindes para sorteio entre as mães, espalhando ainda mais alegria e esperança. A abertura da semana foi marcada por distribuição de brindes, roda de conversa e apresentação das crianças da EAI. Participaram ainda a animadora cultural Rose e a advogada e assistente social Maria Soledade, representando a Associação de Mulheres do Norte e Noroeste Fluminense (Amunf), parceira importante na luta pelos direitos das mães atípicas.
“Celebrar o Mês das Mães aqui é mais do que festejar. É reconhecer a força silenciosa e diária dessas mulheres que vivem os desafios da maternidade com amor e coragem. Seguimos com o compromisso de cuidar de quem cuida, promovendo uma educação inclusiva, humana e transformadora”, disse Eleonora.
Atualmente, fazem parte da EAI 185 alunos, com idades entre 2 e 8 anos. O público-alvo da escola são crianças com indícios ou diagnósticos de atraso no desenvolvimento, transtornos do neurodesenvolvimento e outras condições que demandam uma abordagem pedagógica inclusiva e especializada. A EAI é um espaço de acolhimento, escuta e transformação, que acredita na força da inclusão e na valorização de cada etapa do desenvolvimento infantil.
As crianças são encaminhadas pelas unidades escolares da rede municipal, que, ao identificarem a necessidade de um suporte complementar, direcionam as famílias à EAI. Os atendimentos acontecem duas vezes por semana, com a presença dos responsáveis, fortalecendo a parceria entre família e escola. As atividades incluem musicalização, Libras, oficinas de habilidades sociais e propostas pedagógicas adaptadas às necessidades de cada criança.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138