O Programa Cantinho da Leitura, do Governo Federal, já recebeu adesão de 121 unidades escolares de Campos. Desse total, 102 fizeram adesão e planejamento no ano passado, recebendo a verba em dezembro de 2023. Mais 19 foram contempladas a partir do dia 20 deste mês de setembro, já concluíram o processo de adesão e planejamento pelo sistema do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Interativo e aguardam o recebimento da verba, que, por orientação do Ministério da Educação (MEC), estará disponível após o período eleitoral.
O objetivo do Cantinho da Leitura é viabilizar a instalação de espaços de incentivo a práticas de leitura em sala de aula apropriados à faixa etária, ao contexto sociocultural, ao gênero e ao pertencimento étnico-racial dos estudantes, conforme o Decreto 11.556, de 12 de junho de 2023, que instituiu o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
O Compromisso estipulou a disponibilização de recursos pedagógicos, equipamentos, materiais e outros insumos utilizados pelas redes de ensino para a implementação dos programas de alfabetização. O valor médio de R$ 1.235 estipulado por sala de aula visa contemplar a variedade de materiais disponíveis para aquisição ou fabricação, conforme lista de itens sugestivos.
Nessa quinta-feira (26), a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) realizou reunião com representantes de unidades contempladas, no auditório da Prefeitura de Campos. A articuladora municipal do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), Layla Constantino, falou sobre os próximos passos.
“Agora, as escolas contempladas iniciam com a Adesão do Programa e Planejamento no sistema do PDDE Interativo, na sequência, executam a verba programada com a aquisição dos itens selecionados no planejamento. A ideia é organizar os espaços para o funcionamento do Programa com as turmas de 1º e 2º anos de escolaridade, podendo atender também às outras etapas de ensino com a proposta”, explicou.
Algumas das unidades contempladas são as Escolas Municipais Etelvira Martins Medeiros, Pequeno Jornaleiro, Anleifer Leite Fernandes, Antônio Joaquim Codeço, Instituto Profissional São José, Augusto Viana Machado, Manoel Ribeiro do Nascimento e Senador José Carlos Pereira Pinto. Essa última, por exemplo, implantou uma “Gelateca” – biblioteca em geladeira antiga – e uma “Gibiteca” construída em uma caixa de papelão, adquirindo livros e gibis com a verba.
Segundo Layla, o propósito da reunião foi explicar o objetivo do Programa e de todas as ações do CNCA, além de impulsionar a implantação nas unidades que estão com a verba disponibilizada, mas ainda não implantaram. “Nosso intuito é manter o diálogo com as escolas para entender por que ainda não concluíram o serviço e trazer mais orientações para as escolas já contempladas desde o ano passado, além de ofertar orientações técnicas e pedagógicas para as novas escolas”, disse Layla.
O funcionamento, continua Layla, pode ser dentro da própria sala de 1º e 2º ano ou de maneira móvel ou em outro espaço disponível na unidade. “A escola também pode colocar em área externa à sala de aula, cada unidade vai adequando o programa à sua realidade. Embora a prioridade seja atender às turmas iniciais, também podem contemplar os demais alunos em todas as etapas de ensino”, completou.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138