Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Mulher morre após colisão de moto em poste que foi derrubado por carro na Av. Genecy Mendonça, em São João da Barra

Educação
Em Campos, Programa Cantinho da Leitura recebeu adesão de 121 unidades escolares
PUBLICADO POR: REDAçãO 3 | PORTALOZK.COM - 29/09/2024 - 13:52

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

 

 

O Programa Cantinho da Leitura, do Governo Federal, já recebeu adesão de 121 unidades escolares de Campos. Desse total, 102 fizeram adesão e planejamento no ano passado, recebendo a verba em dezembro de 2023. Mais 19 foram contempladas a partir do dia 20 deste mês de setembro, já concluíram o processo de adesão e planejamento pelo sistema do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Interativo e aguardam o recebimento da verba, que, por orientação do Ministério da Educação (MEC), estará disponível após o período eleitoral.

O objetivo do Cantinho da Leitura é viabilizar a instalação de espaços de incentivo a práticas de leitura em sala de aula apropriados à faixa etária, ao contexto sociocultural, ao gênero e ao pertencimento étnico-racial dos estudantes, conforme o Decreto 11.556, de 12 de junho de 2023, que instituiu o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

O Compromisso estipulou a disponibilização de recursos pedagógicos, equipamentos, materiais e outros insumos utilizados pelas redes de ensino para a implementação dos programas de alfabetização. O valor médio de R$ 1.235 estipulado por sala de aula visa contemplar a variedade de materiais disponíveis para aquisição ou fabricação, conforme lista de itens sugestivos.

Nessa quinta-feira (26), a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) realizou reunião com representantes de unidades contempladas, no auditório da Prefeitura de Campos. A articuladora municipal do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), Layla Constantino, falou sobre os próximos passos.

“Agora, as escolas contempladas iniciam com a Adesão do Programa e Planejamento no sistema do PDDE Interativo, na sequência, executam a verba programada com a aquisição dos itens selecionados no planejamento. A ideia é organizar os espaços para o funcionamento do Programa com as turmas de 1º e 2º anos de escolaridade, podendo atender também às outras etapas de ensino com a proposta”, explicou.

Algumas das unidades contempladas são as Escolas Municipais Etelvira Martins Medeiros, Pequeno Jornaleiro, Anleifer Leite Fernandes, Antônio Joaquim Codeço, Instituto Profissional São José, Augusto Viana Machado, Manoel Ribeiro do Nascimento e Senador José Carlos Pereira Pinto. Essa última, por exemplo, implantou uma “Gelateca” – biblioteca em geladeira antiga – e uma “Gibiteca” construída em uma caixa de papelão, adquirindo livros e gibis com a verba.

Segundo Layla, o propósito da reunião foi explicar o objetivo do Programa e de todas as ações do CNCA, além de impulsionar a implantação nas unidades que estão com a verba disponibilizada, mas ainda não implantaram. “Nosso intuito é manter o diálogo com as escolas para entender por que ainda não concluíram o serviço e trazer mais orientações para as escolas já contempladas desde o ano passado, além de ofertar orientações técnicas e pedagógicas para as novas escolas”, disse Layla.

O funcionamento, continua Layla, pode ser dentro da própria sala de 1º e 2º ano ou de maneira móvel ou em outro espaço disponível na unidade. “A escola também pode colocar em área externa à sala de aula, cada unidade vai adequando o programa à sua realidade. Embora a prioridade seja atender às turmas iniciais, também podem contemplar os demais alunos em todas as etapas de ensino”, completou.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes