A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia publicou, nessa quinta-feira (15), o resultado final, após a análise recursal, do Processo de Seleção para Professores Alfabetizadores no Âmbito do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) Campos dos Goytacazes/Ciclo 2025. Confira no Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente.
Segundo o secretário de Educação, Marcelo Feres, a medida acontece na perspectiva do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos, do Ministério da Educação. A ação é desenvolvida em Campos pela Coordenação da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Departamento Pedagógico da Seduct.
“O Programa atenderá estudantes não inseridos no sistema formal de ensino e serão criadas turmas de alfabetização nas zonas rurais e/ou urbanas”, afirmou o secretário.
Segundo o gestor local do Programa no município de Campos, Evaldo Soares, os sete primeiros colocados na classificação estão assinando o termo de compromisso e sendo encaminhados para as unidades escolares desde quinta-feira.
“Quatro já foram encaminhados ontem mesmo e os outros três serão encaminhados assim que resolvermos os trâmites internos. O início das atividades nas turmas está previsto para acontecer na próxima semana, estamos apenas aguardando a liberação do MEC. Quem já assinou o termo de compromisso já está na busca ativa por alunos em algumas comunidades. Já temos um número de alunos necessário para montar algumas turmas, mas, em outros locais, estamos trabalhando nesse processo de busca ativa”, informou Evaldo.
De acordo com a coordenadora da EJA, Greice Souza, serão selecionados sete professores, em regime de voluntariado. As vagas visam atender às localidades de Macaco/Quilombo da Fea (Dores de Macabu); Rio Preto (Morangaba), Acampamento Cícero Guedes (Cambahyba); Assentamento Antônio de Farias (Ibitióca); Ponta da Palha (Morangaba); Santa Bárbara (Santo Eduardo) e Zumbi IV e V (Travessão).
“Entre as atribuições dos professores estão: desenvolver, com o auxílio do gestor local, ações de acompanhamento e registro da frequência dos alfabetizandos; participar da formação continuada; desenvolver, juntamente com gestor local, o plano pedagógico das aulas de modo a assegurar o desenvolvimento dos alfabetizandos; orientar e acompanhar as produções mensais dos alfabetizandos; registrar as produções dos alfabetizandos, por meio de portfólios, relatórios de sala de aula e acompanhamento das atividades programadas; avaliar continuamente as habilidades e conhecimentos dos alfabetizandos durante o período do Programa; realizar planejamentos individuais e coletivos; acompanhar a aplicação das avaliações dos alfabetizandos; elaborar relatório das atividades planejadas e desenvolvidas durante o mês; entre outras”, adiantou Greice.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138