Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Casal chega no Centro de Emergência com bebê de 44 dias morto, em São João da Barra

Educação
Coordenador da Ópera Mundial da Ciência, norueguês Odeb Bem-Horin esteve com alunos de São João da Barra em evento que reúne estudantes de 20 países
PUBLICADO POR: REDAçãO 2 | PORTALOZK.COM - 19/09/2023 - 09:00

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

O coordenador da Ópera Mundial da Ciência, Odeb Bem-Horin, chefe do Departamento de Educação Artística da Universidade de Ciências Aplicadas da Noruega Ocidental, esteve na segunda-feira (18), em São João da Barra, para se encontrar com os alunos da rede municipal que desde 2011 participam do projeto, compondo as letras e interpretando as canções que são exibidas para o mundo inteiro em transmissão ao vivo pela internet. Este ano 20 países participam da Global Science Opera, que no Brasil tem como parceiro o Clube de Astronomia Louis Cruls, coordenado pelo físico Marcelo Souza, professor da Uenf.

Durante o evento, realizado no auditório municipal, Bem-Horin contou para os alunos como surgiu a ideia de integrar ciência e arte de forma criativa para contribuir com a ampliação do conhecimento científico. O projeto nasceu na Noruega, mas começou a ser desenvolvido na Inglaterra há 40 anos, levado por ele e seu professor.

“Desde então fomos crescendo e contando com a participação de cada vez mais países e é muito inspirador ver a criatividade e animação dos estudantes”, disse o norueguês em sua segunda visita ao Brasil – em 2015 ele esteve na vizinha Campos dos Goytacazes. Bem-Horin elogiou o trabalho dos alunos do 6º ao 9º anos do Centro Municipal de Educação Avançada (Cmea I) de Mato Escuro, que apresentaram as óperas produzidas nos dois anos anteriores.

O município estreou no projeto em 2011, com a participação de alunos selecionados em várias escolas municipais. Em 2022 a Secretaria Municipal de Educação promoveu um concurso e o Cmea I venceu, repetindo o feito este ano.

São João da Barra também participou da criação da Ópera Brasileira de Ciência e tem se destacado na Ópera Mundial. “Esta parceria com a Universidade da Noruega e com o Clube de Astronomia é um incentivo para os nossos alunos, uma oportunidade de ampliarem seu conhecimento sobre o mundo, de trocarem experiências e conviverem com diferentes culturas”, destaca a secretária municipal de Educação, Angélica Rodrigues.

Essa oportunidade é um incentivo para alunos como Rayza Souza, 14 anos, moradora de Azeitona e aluna do 9º ano do Cmea I. Ela integra o grupo que compõe a poesia para a ópera. “É muito bom pela experiência, pelas novas amizades e pelo conhecimento que a gente adquire”.

O tema da Ópera Mundial da Ciência este ano é Unfold the Universe, que pode ser traduzido para o português com desdobrar o universo, abrir o universo. A apresentação dos trabalhos dos 20 países será no dia 20 de novembro.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2023 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes