Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Grave acidente entre van e caminhão deixa feridos e interdita BR-101 em Campos

Educação
Biblioteca Municipal já funciona toda remodelada no Palácio Cultural em São João da Barra
Reinauguração aconteceu durante o Sarau Cultural, com anúncio de ampliação e diversas melhorias
PUBLICADO POR: REDAçãO 3 | PORTALOZK.COM - 29/10/2025 - 13:44

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Já está funcionando no novo endereço, no Palácio Cultural Carlos Martins, na Rua dos Passos, nº 121, no Centro de São João da Barra, a nova Biblioteca Municipal Professor Aloísio Chaves de Faria. Ela foi reinaugurada durante o Sarau Cultural, realizado no local, no último dia 24, com o tema "A biblioteca é uma porta aberta para o mundo dos livros e da imaginação", envolvendo intensa programação.

Funcionando de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h (fechando para almoço entre 12h e 13h), a nova Biblioteca Municipal foi repensada para levar ao público um conteúdo atrativo ao máximo, em tempos em que as publicações do meio digital dominam globalmente os canais de informação.

“O perfil do nosso público é variado, destacando-se os leitores de literatura infantil e infantojuvenil. Atualmente 100% do acervo é composto por exemplares conservados e novos, incluindo os que vieram do espaço anterior, estimulando e incentivando ainda mais o hábito da leitura. Sobre o público adulto, cresceu a procura por livros de inclusão. Também foram adquiridos recentemente livros de literatura geral”, explica a bibliotecária Mikelly Marafoni.

Ainda segundo Mikelly, a biblioteca oferece todas as obras de escritores sanjoanenses. Ao todo são cerca de 40 escritores, responsáveis pela publicação de mais de 50 títulos, muitos dos quais lançados por meio de editais municipais de incentivo à produção literária do município.

As readequações somam novas estantes, espaço infantil e ainda um lounge, com ombrelones e bancos para vivência da leitura para quem optar por tal experiência, na área externa do Palácio Cultural. Com toda esta comodidade, o leitor desfruta também de um acervo maior, em torno de 5 mil títulos. E ganham destaque neste novo e remodelado ambiente, os títulos dedicados ao público com necessidades especiais, com livros em braile, com a linguagem de libras e ainda para leitores portadores do espectro autista.

“Na reformulação do acervo, além de obras adquiridas na nossa Festa Literária, a Felisan, de 2023 e 2024, na Bienal do Rio de Janeiro 2025 e ainda de doações feitas pelo governo do Estado, investimos em material para o público com necessidades especiais. E ainda em títulos de apoio para o estudo sobre o espectro autista, TDH e TOD. É importante termos uma visão e uma postura mais inclusiva. E dedicamos uma preocupação especial à qualidade do material oferecido ao nosso leitor”, observa a gerente de Leitura e Literatura da Secretaria Municipal de Cultura, Izabel Gregório.

Outro ganho para o público é o serviço de empréstimo de material aos leitores, que foi melhorado. “A partir de agora nossos leitores podem fazer uma carteirinha para retirar os livros e outros materiais, bastando preencher uma ficha no local. É preciso levar cópias de um comprovante de residência e da Carteira de Identidade”, acrescenta Izabel.

Originalmente inaugurada em 25 de março de 1974, a Biblioteca Municipal Professor Aloísio Chaves de Faria estava funcionando, provisoriamente, em um espaço dentro do CIEP 265 Municipalizado Professora Gladys Teixeira, nas proximidades da rodoviária, até ser reinaugurada agora no Palácio Cultural.

"Remodelar a nossa Biblioteca Municipal era um desejo antigo e hoje vê-la atualizada, mais inclusiva, repleta de textos diversos, poesia e arte, com um espaço destinado ao autor sanjoanense, é uma grande alegria. Vamos em frente, sempre em busca de melhorias para os nossos equipamentos culturais", disse o secretário de Cultura, Gil Miranda.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2025 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes