Os alunos da Escola Municipal Albertina Azeredo Venâncio, em Travessão, tiveram uma verdadeira aula de história nessa terça-feira (19), em um City Tour conduzido pelo guia da Secretaria de Turismo, Everaldo Reis, no Cemitério do Caju, o maior do interior fluminense. A ação marcou o Dia Nacional do Patrimônio Histórico e Cultural, comemorado no último dia 17 de agosto. Os alunos do 9° ano, na faixa dos 14 anos, visitaram e conheceram a história de várias personalidades sepultadas no local, como de Maria Queiroz de Oliveira, a Finazinha Queiroz, ex-moradora da Casa de Cultura Villa Maria; e do ex-vereador e ex-deputado federal Bartolomeu Lisandro; do Barão de Guarulhos e Barão de São João da Barra, entre outros.
Para Michele Moraes de Oliveira, professora de Artes da Albertina Venâncio, a visita foi um resgate da história. "É uma aula de arte. Eu venho fazendo esse trabalho já tem alguns anos. Com esse grupo eu consegui vir, esse ano, ao cemitério, já trouxe um grupo alguns anos atrás e agora eu estou retornando, e é muito importante resgatar um pouco dessa história de Campos, falar um pouco desses patrimônios que muitos desses alunos não conhecem".
O guia Everaldo Reis diz que “são os túmulo que contam as histórias”. "Sempre é um prazer recebê-los aqui ou em qualquer outro lugar de Campos, como na Praça do Santíssimo Salvador, no Museu Histórico. Aqui, nesse museu a céu aberto, que conta toda a história dos cemitérios que temos. Nós temos 23 cemitérios e o do Caju conta a história dos cemitérios que eram na Praça São Salvador ou próximos à praça. Então todo mundo fica encantado em conhecer os túmulos que contam a história para nós, cada tom desse conta uma história diferente, conta os vultos que nós tivemos, as pessoas importantes e as pessoas que também que não são reconhecidas na sociedade, mas são importantes para cada família".
Para Kátia Silva, professora de Geografia, é uma grande oportunidade da escola pública levar o aluno a sair da teoria e conhecer a história real. "Foi uma oportunidade ímpar estar aqui, porque a gente sabe que o cemitério é um espaço de muita riqueza histórica, mas quando a gente vem e tem contato com essa riqueza é especial. É muito interessante a gente saber que a nossa história está aqui. É um cemitério que já tem mais de 150 anos e é muito interessante a gente conhecer. Dos espaços particulares e público, é uma riqueza histórica muito grande e bom a gente ter essa oportunidade de trazer a escola pública para o aluno ter esse contato com o real, sair do teórico e vir para o real. Muito interessante mesmo", exclamou.
Evelyn Miranda, aluna do nono ano, disse que foi um grande momento de conhecer as histórias das personalidades da cidade. "Foi muito legal conhecer um pouquinho da história. Eu gostei muito da visitação porque mostrou muito a realidade, os povos. Eu gostei da história do cemitério, por ser diferente dos demais locais e também achei interessante a explicação do guia sobre tudo que a gente viu aqui e a desigualdade entre os túmulos".
Um outro grupo de alunos da Escola Municipal Albertina Azeredo Venâncio visitará o Cemitério do Caju nesta quarta-feira (20), na parte da manhã.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138