O projeto escolar “Aumento do nível do oceano e a importância da areia monazítica na Praia de Atafona” foi apresentado por alunas do 9º ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal Dionélia Gonçalves dos Santos, em Atafona, no Campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Cidade Universitária, na capital fluminense.
O trabalho tem como objetivo incentivar a pesquisa científica no ambiente escolar, promovendo o envolvimento dos jovens da EJA com temas como mudanças climáticas e erosão costeira, além de fortalecer a integração entre universidade e comunidades do interior do Estado.
O trabalho foi desenvolvido sob a orientação da professora de Ciências Patrícia Rodrigues e do professor de Educação Física Alexandre Hatcher. A iniciativa envolveu as estudantes Ana Karolina Rodrigues Martins, Maria Eliza Barreto Lopes, Karolainne Mendes Soares dos Santos e Ana Luiza Ferreira da Silva. Também participou a diretora da escola, Manuela Meireles.
Ana Karolina falou sobre estar dentro da UFRJ. “Foi algo novo e inspirador ver uma universidade tão grande e importante. Nunca imaginei estar em uma universidade apresentando um trabalho científico e, com certeza, espero voltar aqui outras vezes e, quem sabe, no futuro até como aluna”, contou.
A apresentação foi realizada para a turma da disciplina de Geologia Geral, do Departamento de Geologia da UFRJ, sob supervisão da professora e geóloga Kátia Mansur. “Foi um prazer assistir à apresentação das alunas sobre sedimentação e erosão na Foz do Rio Paraíba do Sul, um dos sítios de sedimentação mais importantes do nosso estado, que também é tema de discussão na universidade, sob o olhar de quem vive na região”, pontuou a professora.
Após a apresentação, o grupo realizou uma visita ao Museu da Geodiversidade da UFRJ, onde puderam conhecer mais sobre os processos geológicos que moldam o planeta. O convite para a apresentação foi intermediado pelo técnico da secretaria municipal de Turismo e Lazer, André Pinto.
Para o secretário de Educação, Daniel Damasceno, o trabalho realizado pelas alunas da EJA da Escola Municipal Dionélia Gonçalves dos Santos é motivo orgulho para toda a rede. "Ver nossos estudantes ocupando espaços como a Universidade Federal do Rio de Janeiro, apresentando um projeto de relevância científica e social, mostra que a Educação de Jovens e Adultos tem enorme potencial transformador. A participação em iniciativas como essa amplia horizontes, fortalece a autoestima dos alunos e reafirma nosso compromisso em oferecer uma educação pública de qualidade, que conecta a escola à comunidade e ao futuro de cada estudante”, afirmou.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
A diretora Manuela Meireles reforçou que a escola Dionélia Gonçalves dos Santos trabalha com turmas da EJA do 6° ao 9° ano para maiores de 15 anos. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira das 18h às 22h e os interessados podem procurar a unidade escolar em qualquer período do ano. “As pessoas que tiverem o desejo de ser alfabetizada, ter sua independência, pode procurar a secretaria da escola, que faremos uma prova de classificação, mesmo para quem já estudou há muito tempo e não tem como comprovar para que seja inserido na série adequada”, explicou.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138