Nesta sexta-feira (28) acontece a Black Friday, data marcada por grandes promoções em lojas físicas e virtuais, e inaugura a temporada de compras de Natal. A Secretaria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) reforça uma série de orientações para que os consumidores realizem compras de forma mais segura, planejada e sem cair em golpes ou práticas abusivas.
Entre as principais recomendações está a pesquisa antecipada de preços, permitindo identificar aumentos artificiais e avaliar se o desconto é real. O órgão também sugere que o consumidor faça uma lista do que realmente precisa, evitando compras por impulso, e conheça previamente as condições de pagamento, troca e devolução.
Outro ponto em destaque é a atenção aos custos adicionais, a exemplo do frete. Segundo o Procon, algumas lojas podem oferecer descontos no produto, mas compensar com taxas elevadas de envio. “Nas compras on-line, o consumidor deve verificar se o site possui certificação https, utilizar cartões virtuais temporários e manter antivírus atualizado, reduzindo riscos de fraudes”, alerta o secretário executivo do Procon Campos, Carlos Fernando Monteiro.
O Procon também alerta sobre ofertas enganosas: preços muito abaixo da média, alterações no carrinho e informações confusas podem indicar golpe. “É importante guardar prints, links e registros da oferta para comprovação e eventual denúncia.O consumidor deve ficar atento às garantias legal, contratual e estendida, e denunciar qualquer cobrança indevida embutida no valor do produto”, destaca Carlos Fernando.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138