Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Maiza Lima é a principal atração musical desta noite em festa que celebra Nossa Senhora do Sagrado Coração, na localidade de Palacete, em São João da Barra

Economia
PreviCampos atua para assegurar direitos dos aposentados e pensionistas
PUBLICADO POR: LEONARDO FERREIRA | PORTALOZK.COM - 28/11/2021 - 12:03

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Visando assegurar os direitos dos servidores municipais para que os que cumpriram o tempo de serviço de acordo com a legislação, possam ter suas aposentadorias garantidas, a atual gestão do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Campos (PreviCampos) vem, desde janeiro, regularizando situações pendentes e resgatando recursos do órgão. Segundo o presidente do PreviCampos, Mário Filho, na parte econômica/financeira, o instituto atua na recuperação de R$ 40 milhões do Comitê de Acompanhamento da Gestão Previdenciária (Comprev) em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA) e na recuperação demais de 30 milhões de Cadastro de Regime Próprio de Previdência Social. 

Ele acrescenta, ainda, que está em negociação com outros credores para recuperar recursos investidos, objeto de investigação e que, inclusive, teve o prazo suspenso em virtude da apreensão de documentos por autoridades competentes na ocasião. Também está providenciada uma licitação para contratação de um escritório especializado nesta área para que a cobrança seja judicializada.  “Atuamos com transparência. Todas as ações do PreviCampos são divulgadas. As convocações e atas das reuniões são publicadas no Diário Oficial”, destaca o presidente do PreviCampos.

Só este ano, cerca de 600 servidores se aposentaram e estão recebendo suas rescisões. Os processos se referem a 2018, 2019, 2020 e 2021, ou seja, alguns servidores aguardam há quatro anos pelo benefício, assegurado por lei.  “Estamos resolvendo as questões que estavam pendentes e uma delas são essas aposentadorias e os pagamentos dos direitos dos servidores”, informa o diretor-presidente do PreviCampos, Mário Filho. 

Outra preocupação, levantada pelo diretor-presidente, que surgiu ainda no início do ano e que foi resolvida em 2021, é a regularização do calendário de pagamento dos servidores tanto dos que estão em atividade como os aposentados e pensionistas.  “Este ano, estamos encerrando o ano com os pagamentos em dia, o que era uma grande preocupação para todos nós. Ano passado, os servidores recebiam com atraso e até os pagamentos do mês parcelados”, disse Mário, acrescentando que outros processos também foram analisados e o PreviCampos começou, ainda no primeiro semestre, a pagar direitos, referentes ao exercício de 2019, conforme portaria 28/2021, publicada no dia 22 de junho.  

Ele informa, ainda, que o setor de perícia está trabalhando com três juntas, por semana, para atender a todas as demandas. “Temos, hoje, uma amortização dos fundos monetários oriundos das contribuições previdenciárias do servidor, que gerou recursos para o pagamento de 25% do décimo terceiro dos aposentados e pensionistas do exercício de 2020 e todos os encargos a eles referentes”, explica Mário, acrescentando que a equipe do PreviCampos deu celeridade aos processos mais antigos por entender que os servidores estão aguardando há anos e precisam ter seus direitos garantidos, que todas as pendências estão sendo resolvidas gradativamente e que, este ano, avanços estão sendo registrados.

- Além da liberação destas 600 aposentadorias, resolvendo a situação dos servidores, também, tomamos outras medidas importantes e, através de medidas responsáveis, convocamos os servidores que estavam afastados desde o início da pandemia, devido a comorbidades, para que retomassem seus postos de trabalho, após estarem devidamente vacinados, o que contribuiu para que alguns serviços pudessem ser retomados de forma regular para a população. O servidor pode ter a certeza de que estamos trabalhando e, aos poucos, todas as pendências estão sendo resolvidas”, ressalta Mário. 
 
Prova de vida - Outra medida adotada pelo PreviCampos este ano foi o retorno, desde 1º de julho, da prova de vida dos aposentados e pensionistas da Prefeitura de Campos, que está sendo feita, de forma pioneira, este ano, de forma on-line,  em parceria com o Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac),  evitando que os segurados precisassem sair de casa para o recadastramento. Além do atendimento eletrônico, uma equipe do PreviCampos está, de segunda a sexta, disponível para o atendimento presencial para aqueles que tiverem dúvidas ou dificuldades. Desde o início da pandemia, em março do ano passado, que a prova de vida não era realizada. A prova de vida é um censo fundamental para atualização dos segurados para que continuem recebendo pagamento, além de ser um importante instrumento para atender ao princípio da economicidade.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes