Em 2025, Campos segue liderando o ranking de abertura de empresas. Só nos primeiros seis meses do ano, foram constituídas 1.012 empresas, de acordo com dados da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja). O município segue líder na região e se mantém na 6ª colocação no estado do Rio de Janeiro, ficando atrás da capital Rio de Janeiro (21.823), além de municípios da região metropolitana, como Niterói (3.176), Duque de Caxias (1.595), São Gonçalo (1.371) e Nova Iguaçu (1.217). Em quatro anos, mais de 7,6 mil empresas foram abertas no município.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mauro Silva, esse cenário é resultado do trabalho realizado na gestão do prefeito Wladimir Garotinho, desde 2021. “É muito gratificante ver Campos atrair cada vez mais empresas e consolidar o desenvolvimento econômico de forma sustentável, dependendo cada vez menos de fontes externas, como os royalties. Esse resultado é fruto direto da gestão do prefeito Wladimir Garotinho, que investe em infraestrutura, na desburocratização dos processos para abertura e legalização de novas empresas e com diálogo permanente com os setores produtivos”, destaca o secretário Mauro Silva.
O ranking de novas empresas é liderado pelas atividade médica ambulatorial restrita a consultas (48), comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios (40), lanchonetes, casas de chá, sucos e similares (29), atividade de fisioterapia (24), promoção de vendas (23), atividade odontológica (21), serviços de engenharia (21), atividades de psicologia e psicanálise (21), comércio varejista de produtos alimentícios em geral (20), construção de edifícios (18), serviços combinados de escritório e apoio administrativo (17), serviços combinados de escritório e apoio administrativo (17), atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários (17), holdings de instituições não-financeiras (17), restaurantes e similares (17), atividades de condicionamento físico (16). Demais atividades totalizam 663 este ano.
Desde 2021, a Jucerja registrou em Campos a abertura de 7.648 empresas. Foram 1.623 em 2021; 1.694 em 2022; 1.605 em 2023 e 1.715 em 2024, além das 1.012 deste ano.
A abertura de novas empresas, segundo Mauro Silva, é um indício do fortalecimento da economia de um município, gerando oportunidades, aumentando a arrecadação de tributos e dinamizando o comércio local. “Criamos um ambiente de negócios saudável, moderno e eficiente. O resultado está aí: novas empresas chegando, empregos sendo gerados e a economia local crescendo com bases sólidas. Cada novo empreendimento que se estabelece contribui para a circulação de renda, atrai investimentos e estimula o desenvolvimento de outros setores, criando um ambiente favorável ao crescimento sustentável e à melhoria da qualidade de vida da população”, reforça o secretário.
Além do trabalho que vem sendo realizado para fomentar a economia do município, fatores como a concentração de vários serviços ligados à economia em um só local contribuíram para o incremento de novas empresas. A desburocratização promovida na atual gestão também contribuiu para o resultado positivo.
Com a implantação do sistema de emissão de alvará eletrônico, ficou mais fácil e rápido obter o alvará de funcionamento do novo negócio. Processos que levavam até um mês para serem concluídos agora são concluídos em até um dia. Em 2021, a Delegacia da Jucerja em Campos passou a funcionar na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, junto com outros serviços necessários à legalização de empresas.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138