Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

House 82 Hamburgueria emite nova nota após ter mais de 100kg de alimentos impróprios apreendidos pela VISA, em Campos

Economia
ANP reconhece que três municípios da região têm direito a retroativos; São João da Barra, Campos e São Francisco de Itabapoana
Valores são devidos a Campos, São João da Barra e São Francisco, enquadrados como retroáreas do Porto do Açu
PUBLICADO POR: REDAçãO 3 | PORTALOZK.COM - 21/04/2025 - 13:15

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

O enquadramento como retroáreas de embarque e desembarque do Porto do Açu, garante a Campos dos Goytacazes e São Francisco do Itabapoana (além de São João da Barra, onde está instalado) o direito a um valor cujo montante varia e acordo com o movimento de embarque e desembarque no complexo. Os três municípios – que ficam na região norte do estado do Rio de Janeiro - reclamam do não pagamento de 42 meses.

O assunto foi tratado na sede da Agência Nacional de Petróleo e Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), no Rio de Janeiro (que reconhece o direito), pelos prefeitos Wladimir Garotinho (Campos) e Yara Cinthia (São Francisco), com a diretora geral da ANP, Patrícia Baran; Bruno Caselli, procurador da agência; Marcus Portella, subprocurador; além de representantes do governo sanjoanense.

Também participaram Marcelo Neves, secretário de Petróleo, Energia e Inovação de Campos; Janderson Miranda, procurador geral de São Francisco. Wladimir explica que desde maio de 2018, os três municípios são enquadrados como retroáreas de embarque e desembarque do porto, que é o maior complexo portuário industrial da América Latina.

“Nossos municípios têm direito a receber um valor pelo enquadramento. Tivemos hoje a boa notícia que a ANP reconhece o nosso direito e está trabalhando internamente para efetuar o pagamento”, resume Wladimir realçando que Campos e São Francisco têm direito, cada, a 30%; enquanto São João da Barra a 50%, por ser sede do porto.

Marcelo Neves reforça: “A reunião foi muito boa e produtiva. A ANP foi muito solicita até porque essa questão já foi admitida por eles na nota técnica 17 de 2022. Eles admitiram isso, já era uma situação reconhecida por eles”, ressalta o secretário pontuando que faltava apenas fazer o cálculo para poder pagar.

PRIORIDADE - Segundo Neves, os municípios começaram a receber os respectivos percentuais em 2022; porém, os meses anteriores (42) estão em aberto: “A ANP reconhece e promete tratar com regime de urgência, com prioridade; fará os cálculos para poder estar ajustando em quantas vezes será feito o pagamento”.

O secretário resume que os municípios envolvidos ingressaram com processo administrativo, junto à ANP, em 2017: “O reconhecimento demorou até o início de 2022, quando os três municípios começaram a receber. No entanto, a ANP não repassou os meses anteriores, apesar de o porto ter depositado. E é o que estamos cobrando”.

Yara Cinthia ratifica que a ANP já reconheceu que São Francisco, Campos e São João da Barra têm direito a receber valores retroativos ao início da operação do porto: “Nós saímos da reunião muito felizes com essa notícia. Não temos ainda um prazo para que isso venha a acontecer, mas, de qualquer maneira, nossa agenda com a diretoria da agência foi muito positiva”.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2025 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes