Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Condutor de moto fica ferido após colisão com carro de passeio na localidade de Atafona, em São João da Barra

Cultura
XIX Festival Internacional de Dança de Cabo Frio movimenta cidade com cultura, turismo e talentos do Brasil e do exterior em setembro
PUBLICADO POR: REDAçãO 2 | PORTALOZK.COM - 19/08/2025 - 12:30

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Entre os dias 04 e 07 de setembro, Cabo Frio recebe a 19ª edição do Festival Internacional de Dança, evento que transforma o município em palco de arte, intercâmbio cultural e celebração da dança. Realizado na Universidade Estácio de Sá, o festival conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Cabo Frio e o patrocínio do Conselho Municipal de Turismo de Cabo Frio.

Idealizado em 2005 pela bailarina e empresária cabofriense Márcia Cristina da Costa Sampaio, fundadora da tradicional escola Ballet Márcia Sampaio, o festival já reuniu ao longo dos anos mais de 18 mil bailarinos do Brasil e de países como Chile, Peru, Argentina e Venezuela, consolidando-se como o maior festival de dança do Estado do Rio de Janeiro e o terceiro maior do Brasil.

“O Festival nasceu com o sonho de dar visibilidade à dança e transformar vidas por meio da arte. Hoje, é muito mais do que um evento competitivo: é um espaço de encontro, formação, emoção e oportunidades reais, tanto para os bailarinos quanto para o público", afirma Márcia Sampaio.

Um espetáculo que movimenta a economia e o turismo
Além de seu impacto cultural, o Festival Internacional de Dança de Cabo Frio é um importante indutor de fluxo turístico na baixa temporada. Segundo o Observatório de Turismo de Cabo Frio, a taxa de ocupação hoteleira durante o festival chegou a 90,3% em 2023 e 78,9% em 2024, números expressivos para o mês de setembro.

“A cidade respira dança. São mais de 1.100 bailarinos, além de professores, jurados, equipes técnicas e familiares, que impactam diretamente hotéis, restaurantes, comércios e serviços. Esperamos mais de 1.200 pessoas por dia na plateia neste ano”, destaca Márcia.

Programação e modalidades
O festival apresenta uma programação competitiva, com apresentações em diversas modalidades como ballet clássico, clássico de repertório, dança contemporânea, danças urbanas, danças populares, jazz, sapateado e estilo livre. Além disso, oferece workshops com profissionais renomados nacional e internacionalmente.

Entre os nomes que já passaram pelo festival estão Ana Botafogo, Carlinhos de Jesus, Cecília Kerche, Marcelo Chocolate, Jaime Arouxa, além de companhias como o Theatro Municipal do Rio de Janeiro e a Cia. Brasileira de Ballet.

Neste ano, a abertura da noite Contemporânea, no dia 4, será feita com a apresentação da coreografia “TURBULÊNCIA”, do coreógrafo Rafael Gomes, que se inspirou na euforia do som dos atabaques, para uma grande homenagem aos deuses da natureza com canto e percussão afro-brasileira, com os bailarinos Glayson Mendes e Beatriz Póvoas enaltecendo a cultura dos guetos quilombolas originários de Cabo Frio. Glayson Mendes irá trazer a força dos seus ancestrais para conduzir a potente bailarina Beatriz Póvoas numa grande gira.

No dia 5, no final do bloco Ballet de Repertório, uma apresentação com convidados especiais, para um momento inesquecível: A apresentação de um fragmento do clássico “O Corsário”, interpretado por solistas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. No elenco, Mateus Imperial, Manuela Rocado, Luiz Paulo Martins, Marcella Borges e Alyson Trindade.  Será uma apresentação única que promete encantar o público com técnica, emoção e a grandiosidade de um dos balés mais aclamados do repertório mundial.

Compromisso com formação de plateia e inclusão
Um dos pilares do evento é o Projeto Escola, iniciativa que democratiza o acesso à cultura. O projeto oferece sessões especiais para estudantes da Rede Pública de Ensino de Cabo Frio, jovens atendidos pelos CRAS, projetos da APAE e escolas de dança locais.

“O Projeto Escola é o coração do festival. Muitos alunos têm ali o primeiro contato com a dança profissional. Foi o caso do bailarino Glayson Mendes, revelado aqui, que hoje integra o corpo de baile do Theatro Municipal do Rio e está na vinheta de 60 anos do Programa Fantástico, da Rede Globo. Isso nos mostra o poder transformador da arte”, emociona-se Márcia.

Renomada bailarina Cecília Kerche lança o livro “Lago” durante o Festival
Presente em várias edições do festival como jurada e também como professora das concorridas masterclasses, Cecília Kerche traz neste ano uma novidade especial: o lançamento de seu livro “Lago”, obra inédita que apresenta, sob um olhar sensível e profundo, a beleza e os bastidores do icônico ballet “O Lago dos Cisnes”, no qual é aclamada mundialmente por sua interpretação magistral do papel duplo Odette/Odile — um dos maiores desafios da dança clássica, que exige da bailarina a delicadeza e fragilidade da Rainha dos Cisnes e a intensidade sedutora do Cisne Negro.

No dia 6 de setembro, às 16h, será realizada uma tarde de autógrafos com a autora, na Sala de Leitura da Universidade Estácio de Sá. A ocasião será uma oportunidade única para bailarinos, professores, estudantes de dança e amantes da arte conhecerem de perto a obra e o universo de uma das maiores intérpretes de Odette/Odile do mundo.

Mais do que um lançamento literário, o momento celebra a trajetória de Cecília Kerche, que há décadas encanta plateias no Brasil e no exterior, inspirando gerações com sua técnica impecável, carisma e dedicação à dança.

Objetivos que dançam com a cidade
O XIX Festival Internacional de Dança de Cabo Frio tem como objetivo central a promoção da arte da dança como expressão e manifestação cultural, proporcionando intercâmbio artístico e formação técnica para bailarinos de diferentes origens e níveis.

“A cada edição, reafirmamos nosso compromisso com a cultura, com a juventude, com a cidade. Cabo Frio se destaca no cenário nacional e internacional da dança, e o festival é uma conquista coletiva, fruto da parceria com o poder público, iniciativa privada e a paixão de todos os envolvidos”, finaliza Márcia Sampaio.

Premiações em troféus, medalhas e até valores em dinheiro são distribuídas entre os vencedores das diferentes categorias.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2025 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes