Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Casal chega no Centro de Emergência com bebê de 44 dias morto, em São João da Barra

Cultura
São João da Barra anuncia programação especial para a 17ª Primavera dos Museus
PUBLICADO POR: REDAçãO 4 | PORTALOZK.COM - 14/09/2023 - 13:45

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

São João da Barra terá uma programação especial, de 18 a 22 de setembro, para a Primavera dos Museus. O tradicional evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) chega à 17ª edição neste ano, com o tema “Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”. Entre os objetivos, criar espaços de reflexão e diálogo que promovam a inclusão social e a diversidade. As atividades vão acontecer na Estação das Artes Derly Machado, na Casa de Cultura João Oscar do Amaral Pinto, no Palácio Cultural Carlos Martins e no Centro Cultural Narcisa Amália. E contarão com a participação de um indígena da etnia Taperipé, que há menos de um ano escolheu a praia de Grussaí para residir.

A Prefeitura de São João da Barra, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, é parceira do Ibram, do Sistema Brasileiro de Museus e do Ministério da Cultura na realização do evento. A ideia é contribuir para o reconhecimento, a valorização e o protagonismo das pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas na produção das suas próprias memórias, além de sugerir a construção de um país mais justo e igualitário.

Para o gerente municipal de Patrimônio e Memória de São João da Barra, André Pinto, a utilização dos prédios históricos da cidade em eventos promovidos pelo Ibram tem sido intensificada ao longo do tempo. “Isso é fundamental para que cada gestor desses espaços e as suas equipes de trabalho repensem a ampliação e a implantação de projetos, assim como eventos culturais que agregam valores ao sanjoanense”.

Agentes culturais vão participar da programação, que contará com exposição, filme e palestras. O indígena Rael Apyãwa, da etnia Taperipé, do Nordeste de Mato Grosso, vai ministrar a palestra “A Importância do respeito às diferenças de cada povo”, no primeiro dia do evento, na Estação das Artes Derly Machado. O local ainda contará, de segunda a sexta, com uma exposição de artefatos indígenas produzidos por ele.

Na Casa de Cultura João Oscar do Amaral Pinto (antiga Casa da Câmara e Cadeia), a professora sanjoanense Analice Cardoso vai palestrar sobre os “Quilombolas de Barrinha, segredos e resistência do antigo sertão sanjoanense”. Já o encontro de fazedores de Cultura, no Centro Cultural Narcisa Amália, será conduzido pela professora e animadora cultural sanjoanense Maria Eni Cajueiro. O encerramento ficará por conta de representantes do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual do Campus Avançado São João da Barra do Instituto Federal Fluminense (IFF). A abordagem será sobre “Dicionário Pajubá, a secreta linguagem LGBTQIAPN+”, no Palácio Cultural Carlos Martins.

Confira a programação completa:

- Estação das Artes Derly Machado
Dia 18 (segunda-feira):
10h – Palestra “A importância do respeito às diferenças de cada povo”, ministrada pelo indígena Rael Myxio’i Apyawa
*Todos os dias, das 9h às 17h: Exposição de artefatos indígenas produzida por Rael Apyawa, da etnia Taperipé, do Nordeste de Mato Grosso.
- Casa de Cultura João Oscar do Amaral Pinto

Dia 19 (terça-feira):
19h – Palestra “Quilombolas de Barrinha, segredos e resistência do antigo sertão sanjoanense”, ministrada pela professora Analice Cardoso, pós-graduada em História Contemporânea e História do Brasil.
- Centro Cultural Narcisa Amália

Dia 20 (quarta-feira):
14h às 17h – Encontro de fazedores de Cultura, conduzido pela professora e animadora cultural Maria Eni Cajueiro.
- Palácio Cultural Carlos Martins

Dia 22 (sexta-feira):
13h – Filme “Quando ousamos existir – Uma história do movimento LGTBI+ brasileiro”;
15h – Palestra “Dicionário Pajubá, a secreta linguagem LGBTQIAPN+”, ministrada pelo Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual, projeto de extensão do IFF São João da Barra.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2023 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes