A sanjoanense Carmélia Barreto lançará neste sábado (09), às 19h, na Pousada Cassino, em Atafona, Distrito de São João da Barra, seu primeiro livro intitulado “A Ilha da Convivência e seu povoado”. O livro fala sobre sua infância e costumes da ilha, além de fazer um breve registro de famílias muito tradicionais da localidade de Atafona como as famílias Barreto Pedra, Martins Meireles e Riscado da Silva.
Carmélia nasceu na Ilha da Convivência pelas mãos de uma conhecida parteira da época, a Dona Nicota. Mesmo com as idas e vindas para São João da Barra, passou toda a sua infância e boa parte da juventude morando na ilha.
Quando pequena, gostava de brincadeiras ao ar livre, como correr pela beira-mar, subir em árvores e pular nas poças d’água. Chegou a estudar na escola que havia no período de auge da ilha, mas a necessidade de ajudar em casa não permitiu que terminasse seus estudos no mesmo tempo em que seus amigos, missão que só se concretizou aos 48 anos.
Contudo, a simplicidade e dificuldades da vida nunca foram empecilhos para que sua veia artística se desenvolvesse. Desde nova possui contato com a cultura e arte da cidade. Atuou em peças teatrais, escreve poesias e também é compositora, tendo diversas músicas premiadas no Festival Sanjoanense da Canção — FESCAN.
Mesmo com um grave problema auditivo que a impede de escutar, segue compondo sobre temas de relevância para a sociedade como a preservação da natureza, dos rios, mares e sobre cidadania. Atualmente mora na sede São João da Barra para cuidar da família, continua a escrever seus versos e sonhar com um mundo melhor.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138