Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas
Cultura
Feira cultural do Quilombo de Baía Formosa agitará Búzios no próximo fim de semana; veja programação
A programação conta com venda de produtos preparados pelos quilombolas, oficinas de gastronomia, artesanato e moda, além da apresentação da ciranda.
PUBLICADO POR: LEONARDO FERREIRA - 17/11/2022 - 10:14

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Nos próximos dias 18 e 19 de novembro, na Praça Santos Dumont, no Centro de Armação dos Búzios, acontece a Feira Cultural Quilombo de Baía Formosa, com gastronomia, moda, artesanato, oficinas, roda de samba, bloco afro e ciranda quilombola, tudo com entrada franca. Nos dois dias, sempre das 15h às 22h, a feira vai promover as atividades que marcam o mês da Consciência Negra na cidade. No dia 18, o show de encerramento da noite fica por conta de André Jamaica com o show “Clássicos do Samba”. No dia 19, o fechamento vai ser com o Bloco Afro Olodumaré, com muito axé e batuque.

O evento marca também o lançamento do projeto piloto da Feira Cultura da Associação dos Remanescentes do Quilombo de Baía Formosa, uma das metas do seu plano de sustentabilidade. O edital patrocinado pelo Fundo de Populações das Nações Unidas permitiu à associação construir esse planejamento, que, além da feira, prevê a construção de um website ou loja virtual, o desenvolvimento de serviços especializados para o turismo em Búzios e o investimento em pousada e restaurante.

"Participamos e fomos premiados em um edital promovido pelo Ministério dos Direitos Humanos em uma parceria com a Organização das Nações Unidas. Neste processo, fomos provocados a pensar no fortalecimento institucional e, a partir de então, contratamos a assessoria técnica do pessoal do Realize Cultura para nos ajudar com o planejamento. Elaboração de projetos, captação de recursos, comunicação e gestão de negócios estão sendo pensados de modo a permitir que o povo quilombola de Búzios se aproprie da riqueza produzida com seu trabalho ao longo de anos de história e, da mesma forma, a fim de incentivar o uso de forma produtiva das terras reconhecidas", explica o presidente da Associação, Ricardo Bemquerer.

O presidente da entidade destaca que a Feira Cultural é uma ação piloto e que sua experiência será determinante para o desdobramento de novos negócios que beneficiem a população quilombola da Região dos Lagos e de outras áreas do estado do Rio de Janeiro.

"Tudo está sendo produzido por nós quilombolas: itens de artesanato e moda, pratos de comidas especiais, doces, salgados, crepes, geleias, roupas, bijuterias, absolutamente tudo feito de forma artesanal e original. Vai ser uma grande festa. Isso tudo só foi possível, também, por conta dos recursos de patrocínio dos Editais Resistências Quilombolas e Rede Mobiliza, por meio do CIEDS e da Shell, bem como do patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, com o Edital Povos Tradicionais RJ. Da mesma forma, não seria possível sem o total apoio da Prefeitura de Armação dos Búzios e suas secretarias, em especial a Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico", afirma Bemquerer.

A Associação está em negociação com diversas prefeituras do estado do RJ para levar a Feira Cultural para novos públicos, e o Quilombo está aberto para visitas e parcerias.

Serviço
Feira Cultural Quilombo de Baía Formosa
18 e 19 de novembro de 2022
15 às 22 horas
Praça Santos Dumont, Centro, Armação dos Búzios, RJ
Entrada Franca
Classificação etária: Livre


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2022 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes