Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Portal OZK identifica tripulante que morreu no Porto do Açu, em São João da Barra

Cultura
Feira cultural do Quilombo de Baía Formosa agitará Búzios no próximo fim de semana; veja programação
A programação conta com venda de produtos preparados pelos quilombolas, oficinas de gastronomia, artesanato e moda, além da apresentação da ciranda.
PUBLICADO POR: LEONARDO FERREIRA | PORTALOZK.COM - 17/11/2022 - 10:14

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Nos próximos dias 18 e 19 de novembro, na Praça Santos Dumont, no Centro de Armação dos Búzios, acontece a Feira Cultural Quilombo de Baía Formosa, com gastronomia, moda, artesanato, oficinas, roda de samba, bloco afro e ciranda quilombola, tudo com entrada franca. Nos dois dias, sempre das 15h às 22h, a feira vai promover as atividades que marcam o mês da Consciência Negra na cidade. No dia 18, o show de encerramento da noite fica por conta de André Jamaica com o show “Clássicos do Samba”. No dia 19, o fechamento vai ser com o Bloco Afro Olodumaré, com muito axé e batuque.

O evento marca também o lançamento do projeto piloto da Feira Cultura da Associação dos Remanescentes do Quilombo de Baía Formosa, uma das metas do seu plano de sustentabilidade. O edital patrocinado pelo Fundo de Populações das Nações Unidas permitiu à associação construir esse planejamento, que, além da feira, prevê a construção de um website ou loja virtual, o desenvolvimento de serviços especializados para o turismo em Búzios e o investimento em pousada e restaurante.

"Participamos e fomos premiados em um edital promovido pelo Ministério dos Direitos Humanos em uma parceria com a Organização das Nações Unidas. Neste processo, fomos provocados a pensar no fortalecimento institucional e, a partir de então, contratamos a assessoria técnica do pessoal do Realize Cultura para nos ajudar com o planejamento. Elaboração de projetos, captação de recursos, comunicação e gestão de negócios estão sendo pensados de modo a permitir que o povo quilombola de Búzios se aproprie da riqueza produzida com seu trabalho ao longo de anos de história e, da mesma forma, a fim de incentivar o uso de forma produtiva das terras reconhecidas", explica o presidente da Associação, Ricardo Bemquerer.

O presidente da entidade destaca que a Feira Cultural é uma ação piloto e que sua experiência será determinante para o desdobramento de novos negócios que beneficiem a população quilombola da Região dos Lagos e de outras áreas do estado do Rio de Janeiro.

"Tudo está sendo produzido por nós quilombolas: itens de artesanato e moda, pratos de comidas especiais, doces, salgados, crepes, geleias, roupas, bijuterias, absolutamente tudo feito de forma artesanal e original. Vai ser uma grande festa. Isso tudo só foi possível, também, por conta dos recursos de patrocínio dos Editais Resistências Quilombolas e Rede Mobiliza, por meio do CIEDS e da Shell, bem como do patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, com o Edital Povos Tradicionais RJ. Da mesma forma, não seria possível sem o total apoio da Prefeitura de Armação dos Búzios e suas secretarias, em especial a Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico", afirma Bemquerer.

A Associação está em negociação com diversas prefeituras do estado do RJ para levar a Feira Cultural para novos públicos, e o Quilombo está aberto para visitas e parcerias.

Serviço
Feira Cultural Quilombo de Baía Formosa
18 e 19 de novembro de 2022
15 às 22 horas
Praça Santos Dumont, Centro, Armação dos Búzios, RJ
Entrada Franca
Classificação etária: Livre


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes