Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas
Cultura
Cultura debate Carnaval 2023 em reunião com representantes da Liesecam; Prefeitura de Campos sinaliza interesse na realização do evento
PUBLICADO POR: LEONARDO FERREIRA | PORTALOZK.COM - 03/03/2023 - 13:38

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

A presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Auxiliadora Freitas, realizou, na última quarta-feira (1º), no Teatro Municipal Trianon, reunião com representantes da Liga Independente das Escolas de Samba e Entidades de Carnaval de Campos dos Goytacazes (Liesecam), que haviam solicitado a referida agenda para falar sobre a realização dos desfiles do Carnaval 2023, no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop).

“Em assembleias e reuniões realizadas em 2022 e no começo deste ano, toda a representação das agremiações carnavalescas aceitou a divisão de responsabilidades que resultará na realização do Carnaval 2023, quando ficou acertado que a Prefeitura daria toda a estrutura logística para a realização do evento, enquanto as ligas ficariam com a função de captar recursos por meio de patrocínio. Mas, até o momento, as representantes das entidades ainda não conseguiram captar esse patrocínio”, detalhou Auxiliadora Freitas, após o encontro. 

A Liesecam se fez representada por seu diretor comercial e secretário, Marcelo Monteiro, e pelo diretor de projetos, Victor Cabral. O encontro também contou com as participações do assessor do Gabinete do prefeito Wladimir Garotinho, Eduardo Azevedo; do chefe da Divisão de Cultura Popular da FCJOL, Marcelo Velasco; e do assessor técnico do Cepop, Leonardo Braz. 

A Prefeitura segue mantendo e garantindo o que foi definido nos encontros, esperando pela realização dos desfiles no Cepop, que passa pela manutenção necessária para voltar a receber o evento. Além do diálogo constante com as entidades que representam as agremiações, a FCJOL publicou, em 2021 e 2022, editais de chamamento público para a estruturação do Carnaval, em que se pedia a apresentação de projetos no âmbito da captação de recursos, por parte dos interessados: empresas, ligas, associações, dentre outros.

Duas instituições foram habilitadas, no edital de 2022: Liesecam e a Associação dos Bois Pintadinhos de Campos (Aboipic). Mesmo assim, a Prefeitura também atua na busca por patrocínio, visando ampliar os recursos destinados aos desfiles. Além disso, também em 2022, a FCJOL lançou um edital de fomento às agremiações carnavalescas legalizadas, que resultou no evento “Foliões no Cais da Lapa”. Em 2023, o pré-carnaval e o carnaval, foram valorizadas e contemplados com recursos as seis Escolas de Samba que se cadastraram no edital de chamamento para se habilitarem a participarem dos eventos do calendário das festas tradicionais da FCJOL, se apresentando em eventos realizados em diversos extremos do município.

“Amamos, respeitamos e fazemos de tudo para profissionalizar o Carnaval da nossa gente, para que ele volte com a força, a potência e o respeito do qual é merecedor; e, para isso, precisamos de todos. Grande passo já foi dado quando conseguimos legalizar várias agremiações, dando suporte jurídico, técnico e financeiro, por meio de editais de fomento ao segmento”, completou Auxiliadora.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes