
O CineTeatro São João, administrado pela Prefeitura de São João da Barra, comemora nesta segunda-feira, dia 22 de junho de 2015, nove anos de sua reabertura, após, no Governo Carla Machado, ter sido reformado e aberto para realizações de diversas atividades culturais, como por exemplo peças teatrais, danças, festivais, etc.
A equipe de Cultura, chefiada pelo indolente Prefeito José Amaro Martins de Souza, Neco, não programou nada para este dia, deixando as comemorações deste dia tão importante para a Cultura sanjoanense, silente.
Na programação oficial do Circuito Junino, não consta nada programado para hoje nem no CineTeatro e em nenhuma outra parte do município. A programação do Circuito Junino reinicia amanhã, às 15h30, com o Desfile Fluvial do Padroeiro São João Batista.
CINETEATRO SÃO JOÃO
A história do teatro em São João da Barra remonta os tempos da pequena ermida de São João Batista quando os padres ensaiavam com as crianças da vila, ainda nos séculos XVII, XVIII, Autos Religiosos a fim de melhor ensinar os evangelhos e um rebanho de iletrados.
Mas é no século XIX que a arte vai intensificar-se oferecendo ao público sanjoanense uma gama de espetáculos que iam dos religiosos aos satíricos, dos dramas circenses aos folclóricos espetáculos de folias, reisados, congadas e outras espécies de artes interpretativas, quer com artistas locais ou de companhias itinerantes chegadas por nosso porto.
Tão intensa era a arte cênica em nossa cidade que no início no século XX um grupo de entusiastas liderados pelo Cel. Cintra, à frente da Sociedade Beneficente dos Artistas que havia sido fundada em 1892, dá início às obras de construção de um “soberbo e confortável” teatro inaugurado em 1906 com a denominação de Teatro São João.
Com a difusão do cinema, primeiro mudo, depois falado, o prédio passa então comportar mais esta forma de arte, funcionando com assiduidade em sessão de cinema e espetáculos teatrais nas várias fases dos diversos grupos.
Até a década de 80 do século XX, nosso espaço abrigou inúmeros espetáculos de dança, música, teatro e cinema. Mas com o progresso do cotidiano e o descaso pela cultura, nosso templo de artes cênicas fecha suas portas num período de declínio.
Surge então o Grupo Teatro “Nós da rua”, em 2004, como um movimento político-cultural que visava pacificamente protestar contra o descaso do poder público com a arte Goethe e João Caetano. No alvorecer do século XXI, esse grupo de amantes das artes cênicas reúne-se e resolve fazer teatro na rua.
No ano de 2005, o velho e abandonado Cine Teatro é adquirido pela Prefeitura, Governo Carla Machado, e logo após, restaurando e devolvido à comunidade para que os sanjoanenses possam expressar a sua arte e oferecer aos visitantes cultura e diversão.
O Cine Teatro São João, sala de visitas da terra de Narcisa Amália, totalmente restaurado em seu estilo clássico, sendo dotado de mobiliário de época, aliado a tecnologia de um possante sistema de luz e som, oferece ainda 200 confortáveis poltronas, acústica perfeita, além de “toiletes” modernas e adequadas aos portadores de necessidades especiais.
Como função social, trabalhamos cinema através de exibição de documentários, filmes consagrados e de difícil acesso à população. Sempre arrecadamos na entrada 01kg de alimento, onde é revertido para a Secretaria de Ação Social que posteriormente é revertido para famílias carentes. Referente a apresentações artísticas (música, dança e teatro), geralmente são com os grupos de nossa própria cidade ou região. Disponibilizamos para estes todo o equipamento de som e luz juntamente com um supervisor técnico, limpeza completa do teatro, mídia em jornal, televisão e rádio local.
Nosso espaço não se adequa a grandes e caros espetáculos é próprio para a prata da casa, na dança, na música, na poesia, na pintura e no teatro. Nosso espaço é múltiplo e democrático. *Texto retirado da página do CineTeatro São João na web.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk