O portalozk.com foi, desta vez, em busca da história de Cícero Carlos Medeiros Junior, de 37 anos, de São João da Barra. Músico, casado e pai de dois filhos, Cícero encontrou na música refúgio para algo que faltava em sua vida: a visão. O músico nasceu prematuro e perdeu a visão muito cedo, encontrando nas notas musicais o que precisava pra enxergar a vida. Ele conta que foi no Instituto Benjamin Constant que descobriu a força que esta arte iria trazer pra sua história.
A maior missão de sua vida teve início aos 14 anos, quando começou a ministrar louvores na igreja. “Sempre amei ministrar e louvar em agradecimento a Deus pela minha vida, pois tenho certeza de que o meu louvor vem transformando vidas. Foi pra isso que eu nasci. Não sei me expressar de outra forma para bendizer a Deus senão tocando e me doando ao ministério que Ele me confiou”, conta emocionado. Ele reforça que, atualmente, ministra ao lado da esposa, Glauciene Natalino. “Deus nos uniu pra adorar a Ele.”
Além do chamado espiritual, Cícero também escolheu o caminho da educação. Hoje atua como professor de braille pela Prefeitura de São João da Barra e participa de projetos sociais, além de práticas integrativas- ensinando música para crianças, jovens e até idosos. “Eu não paro, mas estou sempre disponível a tudo novo que chega às minhas mãos. Deus tem me usado para servir aos outros que precisam de mim. O mais gratificante é ver meus alunos formados na arte de tocar um instrumento. A música de verdade transforma cenários e desfaz o caos”, afirma o artista.
O professor reconhece que os desafios da deficiência visual são corriqueiros, mas acredita ser sustentado por Deus, pelo ambiente familiar, bem como, profissional. “É óbvio que o meu maior desejo seria enxergar, mas Deus me deu diversas ferramentas para viver um dia após o outro. Um dos primeiros desafios foi ter a certeza de me formar na área acadêmica, e hoje sou pedagogo, consultor em acessibilidade, músico e professor de música", conta.
Cícero afirma ter uma frase que o norteia : "nunca é só por mim, é sempre por nós. Cada conquista que tenho, penso em como usá-la para abençoar outras pessoas”, explica.
A persistência e inspiração vêm do impacto que a música gera na vida de seus alunos. “Vejo jovens e adultos que chegam com baixa autoestima, dificuldades em casa, semblante pesado, e quando começam a aprender um instrumento têm suas vidas melhoradas. A inspiração vem de Deus, que nos dá motivação para ensinar e fazer com que a música chegue a lugares que antes não chegaria”, relata.
Para ele, uma limitação não pode definir uma vida. "Eu possuo uma deficiência visual, mas isso não me define. Quando alguém olhar para mim, não deve dizer apenas ‘aquele é o Cícero deficiente visual’, mas sim ‘aquele é o Cícero, professor de música, de braille, casado, pai de dois filhos, um homem que venceu", relata o músico que enfatiza o quanto a música o ajudou a superar obstáculos.
Ele conclui deixando uma mensagem de incentivo para todos os leitores: “Você já tem o não, vamos juntos atrás do sim? Sonhe alto, sonhe grande, porque você consegue. E se precisar, eu estarei aqui", conclui.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138