O Grupamento Ambiental (GAM) da Guarda Civil Municipal (GCM) resgatou e devolveu à natureza 76 animais silvestres entre janeiro e maio deste ano. Foram 61 gambás, 9 cobras, 1 papagaio, 2 aranhas caranguejeiras, 1 quero-quero, 1 ouriço-cacheiro e 1 cágado. Os agentes do GAM chamam a atenção para a quantidade de gambás encontrados na área urbana e alerta para os procedimentos que a população deve adotar ao encontrar o animal.
Os agentes revelam que o principal motivo do surgimento destes animais na área urbana é a diminuição de seu hábitat natural, que faz com que esses animais venham para a área povoada em busca de abrigo e alimento.
- Quando encontrar um animal silvestre em área urbana, a pessoa deve primeiramente manter a calma. Depois, entrar em contato com um órgão capacitado para o resgate desse animal. Nunca tentar capturar ou afugentar esse animal, pois o mesmo pode vir a atacar como forma de defesa. Se possível, observar a distância para quando a equipe chegar ao local, visualizar com maior agilidade - esclarece o coordenador do GAM, Sávio Tatagiba.
O comandante do GAM também alerta para a importância do animal para o meio ambiente. “Gambás são predadores de escorpiões, insetos, carrapatos e cobras (gambás são imunes à picada de cobra). Eles podem comer milhares de carrapatos em uma noite, contribuindo para o combate à febre maculosa e têm função ecológica, dispersando sementes, além de serem inofensivos ao ser humano: eles só atacam para se proteger.
Animais de hábitos noturnos - Cada gambá pode ter até 18 filhotes por ninhada. Eles conseguem se alimentar, reproduzir e se abrigar em diversos lugares, como forros, lajes, bueiros e árvores. Os gambás são animais de hábitos noturnos, que durante o dia procuram abrigo para descansar e, à noite, saem para se alimentar e reproduzir.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138