A família que aparece na imagem destaque desta reportagem sofreu um triste episódio no último sábado (18): a casa, situada no Açu, 5º Distrito de São João da Barra, pegou fogo, destruindo tudo o que havia nela, inclusive o carro. É uma história triste, porém, dos males o menor: nenhum dos quatro integrantes da família, Kailanny de Azevedo Silva, 21 anos, Luiz Felipe de Almeida Siqueira, 22 anos, Rhavy da Silva, 04 anos, e Ayla Silva de Almeida, 02 anos, estava em casa no momento do ocorrido. A cachorrinha 'Tut', que 'cuidava' da casa, foi socorrida sem ferimentos. O prejuízo, portanto, apenas material.
MEMBRO DA FAMÍLIA FALA COM O PORTAL OZK
Leonardo Ferreira, do portalozk.com, entrou em contato com Kaillanny nesta segunda-feira (20). Em uma conversa de cerca de vinte minutos, a provedora da família explicou detalhadamente o ocorrido. "Meu esposo e eu estávamos trabalhando e nossos filhos estavam na casa da babá. Neste dia, saímos para trabalhar de moto. Ele me deixou no meu trabalho aqui no Açu e foi para o trabalho dele, em Grussaí. Nossa cachorrinha ficou em casa. De repente fui avisada do ocorrido. Meu esposo e eu fomos até o local e vimos tudo pegando fogo. Nossos vizinhos ajudaram retirando a nossa cachorrinha de casa. Ela estava debaixo do carro pegando fogo na hora que foi resgatada. Os vizinhos tentaram tirar o carro, mas não conseguiram", disse.
INCÊNDIO TERIA COMEÇADO NO QUARTO POSSIVELMENTE POR CAUSA DE VENTILADOR
O problema teria sido o ventilador ligado na tomada. "Na nossa casa, tinha um ventilador ligado na tomada. No sábado, nossos vizinhos disseram que houve oscilação de energia elétrica por duas vezes. Em seguida, eles avistaram uma fumaça preta saindo da janela do banheiro. Depois avistaram fogo que só foi se espalhando. Eles tentaram conter, também chamaram os bombeiros, mas o fogo pegou em tudo. Na cozinha, parte dos nossos bens não foram consumidos por completo, como fogão, geladeira e máquina de lavar, mas sofreram danos irreparáveis, ou seja, perdemos tudo. Os Bombeiros vão informar ainda sobre o que teria causado o incêndio. Mas o mais provável é que deve ter sido mesmo o ventilador, ainda vamos descobrir".
FAMÍLIA ESTÁ EM CASA EMPRESTADA
Após o incêndio, os pais do esposo de Kaillanny cederam a casa para abrigá-los neste momento difícil. "Os pais do meu esposo cederam uma casinha aqui no Açu mesmo para a gente ficar até resolvermos as coisas. Estamos em busca de solucionar isso, mas é muito difícil, sabe Leonardo? A gente tem nosso emprego, ele (Luiz Felipe | esposo) tem o dele e eu tenho o meu, mas somos pais de duas crianças pequenas, a vida não é fácil, a gente não tem dinheiro sobrando, mas graças a Deus também não falta, a gente vive no limite. Então, reconstruir agora, é complicado. Deus nos colocou amigos na vida que estão nos ajudando, estão fazendo vaquinha e pedindo doações e com essa ajuda a gente vai conseguir recolocar as coisas no lugar, com fé em Deus".
Indagada sobre a estrutura da casa e se voltarão a construir e morar lá, Kaillanny foi enfática: "Sim, vamos voltar. Estávamos vivendo um sonho! A Nossa casinha foi interditada pela Defesa Civil, está tudo lacrado lá. O que eles dizem é que a estrutura está ruim. Então vão ter que demolir. Com a demolição, teremos que fazer tudo de novo. E nós vamos, se Deus quiser. E vamos voltar a morar lá. Tem tudo perto. Além disso, era um sonho que estávamos vivendo há cinco meses, já que antes disso a gente estava morando em outro lugar e tem cinco meses que nos mudamos para nossa casinha. Então, a resposta é sim! Vamos voltar para lá assim que conseguirmos construir e ela estiver habitável novamente".
COMO AJUDAR
Amigos estão fazendo campanhas na internet para ajudar a família, mas o portalozk.com divulga aqui a Chave PIX da Kailanny de Azevedo Silva, CPF 152.403.737-01, para quem puder ajudar com qualquer quantia. A família perdeu tudo, como relatado aqui nesta reportagem, portanto, caso queiram fazer doações de quaisquer outros itens como camas, geladeira, fogão, televisores, armários, roupas, insumos, tijolos, cimento, areia, dentre outros, basta falar com a nossa reportagem através do WhatsApp (22) 9 9877-3138, que forneceremos os detalhes para a sua ajuda chegar até a família.
PREFEITURA DE SÃO JOÃO DA BARRA
O Governo Carla Caputi tem ativa a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos que, também em casos como este, se disponibiliza a ajudar com um pacote que inclui Aluguel Social, Cartão Cidadão, doação de cestas básicas, dentre outros, à fim de ajudar na reorganização familiar e restabelecimento do padrão de vida. O portalozk.com solicitou uma nota oficial da Prefeitura sanjoanense sobre as ações que estão implementando neste caso específico. A nota na íntegra segue abaixo:
"A Defesa Civil Municipal esteve no local, oferecendo todo o suporte necessário e orientando os ocupantes a deixarem o imóvel devido ao perigo iminente de desabamento. O local foi interditado para garantir a segurança de todos. A equipe da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, através do CRAS do Açu, acompanha a situação de perto, está adotando as medidas para inserir a família nos programas sociais da Prefeitura de São João da Barra e segue oferencendo todo o suporte necessário", disse o Governo.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138