Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas
Comunidade
Assistido da Casa de Passagem de Campos retorna ao convívio familiar
Mateus Freitas, de 25 anos, estava acolhido há sete meses no equipamento, onde refez os documentos, participou de cursos e oficinas.
PUBLICADO POR: LEONARDO FERREIRA | PORTALOZK.COM - 14/03/2024 - 08:30

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Cumprindo o papel de realizar a reinserção social e familiar dos seus assistidos, a Casa de Passagem, equipamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS), promoveu o retorno do jovem Mateus Freitas, de 25 anos, ao convívio da sua família. Ele, que estava no local há sete meses, voltou a morar com a avó nesta semana. A Casa de Passagem é um dos quatro abrigos do município. São disponibilizadas 36 vagas, entre adultos ou grupos familiares, com ou sem crianças, que se encontram em situação de rua.

Mateus, que é uma Pessoa com Deficiência (PCD), estava dormindo em um imóvel abandonado depois que a sua avó, sua única familiar, precisou ser internada após um problema de saúde. Ele é assistido da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Campos, que percebeu a situação em que ele se encontrava. Assim, a instituição acionou o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (CentroPoP), que realiza abordagens diariamente a pessoas em situação de rua pela cidade, e que o encaminhou para a Casa de Passagem.

“Ele estava em vulnerabilidade, chegando sujo e emagrecido na APAE, que solicitou que o CentroPop verificasse a situação. Como agora, graças a Deus, a avó dele se restabeleceu, ela pôde acolhê-lo novamente”, explicou a coordenadora da Casa de Passagem, Rose Pereira.

Durante o período em que ficou na Casa de Passagem, Mateus participou de diversas atividades oferecidas pelo equipamento e também pela SMDHS, como curso de barbeiro, oficina de biscoitos e aulas de artesanato. A Casa de Passagem ainda o encaminhou para retirada de nova documentação pessoal, serviços de saúde, além de inserção no Benefício de Prestação Continuada (BPC), que é previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).

Além da Casa de Passagem, o município conta com outros três abrigos, que, juntos, atendem cerca de 150 pessoas: o Lar Cidadão, Manoel Cartucho e uma Organização da Sociedade Civil (OSC) cofinanciada pela SMDHS. Os acolhidos são encaminhados pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (CentroPoP). A permanência no abrigo não é obrigatória, tendo o usuário liberdade de continuar na Casa ou não.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes