Notice: Trying to get property of non-object in /var/www/html/portalozk.com/vaf/noticia.php on line 38
Relacionamento abusivo: saiba como identificar. - Portal OZK
Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Ginásio de Esportes de São João da Barra será reinaugurado no sábado, dia 04 de maio

Colunista
Relacionamento abusivo: saiba como identificar.
PUBLICADO POR: PORTALOZK.COM - 06/07/2020 - 14:14

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

  Um relacionamento abusivo pode ser definido como um tipo de relação em que uma das pessoas se torna vítima de agressões verbais, físicas, psicológicas, sexuais. Embora mais comum em relacionamentos amorosos, esse tipo de relação acontece também no ambiente de trabalho, com amizades ou no âmbito familiar.

  A violência física não é o único indício de um relacionamento abusivo, inclusive, pode jamais se manifestar de forma física fazendo com que muitas pessoas não saibam de fato que estão vivenciando uma relação tóxica.

  Dentre as principais características desse tipo de relacionamento podemos citar o ciúme excessivo,controle financeiro, invasão de privacidade, manipulação e chantagens emocionais, por exemplo: afirma que apenas ele (a) pode lhe amar e aceitar do jeito que é, desvalorização que é quando o parceiro (a) faz pouco caso de suas conquistas e passa a ridiculariza suas opiniões e gostos, fazendo com que a autoestima da pessoa fique abalada, agressividade, que pode ser expressa através de gritos ou descontar a raiva em objetos, ou quando a pessoa alega que teve uma atitude desequilibrada porque estava estressado ou bêbado, fazendo  você se sentir culpada pelas reações agressivas dele, entre outros.

  É preciso identificar os sinais, se você vivencia um relacionamento com algumas das características citadas, é  hora de prestar atenção. Algumas pessoas vivem um relacionamento tão tóxico que não consegue identificar o que está acontecendo. Funciona como uma teia onde a pessoa fica presa e não encontra dentro de si a força necessária para se desvencilhar.

  O primeiro passo para quebrar esse ciclo é a aceitação, aceitar e entender que está inserida em uma relação tóxica, outro ponto importante é buscar um rede de apoio, seja família, amigos ou colegas de trabalho, alguém que possa você possa contar como apoio. Um profissional de psicologia  através do processo de psicoterapia te auxiliar para que você desenvolva as ferramentas necessária para passar por esse processo.

 

Psicóloga Bruna Henriques

CRP; 05/59389


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes