A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social vai realizar na próxima terça-feira (13), dia que marca os 137 anos da abolição do trabalho escravizado no Brasil, uma edição especial do programa Social + Perto na sede da Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos. A ação será das 9h às 13h na SIRDH, localizada na Rua Comendador José Francisco Sanguedo, 129, no Centro, no prédio da antiga Fundação Zumbi dos Palmares. Em função desse evento, o Social + Perto que aconteceria no dia 13 em Venda Nova foi transferido para o dia 3 de junho.
O Social + Perto pelo Dia da Abolição da Escravatura vai oferecer aos assistidos da subsecretaria, além da população em geral, serviços como informações sobre o Cadastro Único, atendimento médico e jurídico, rede de apoio à mulher, vacinação, entre outros. Com quase 60 edições realizadas desde a sua criação, em 2022, o Social + Perto, já ofertou mais de 22 mil atendimentos.
Para o subsecretário de Igualdade Racial e Direitos Humanos, Gilberto Totinho, o 13 de Maio é uma data reflexiva em função da Abolição da Escravidão, que não pôs em prática um projeto político para absorver a população negra que estava sendo posta em liberdade naquela época. Totinho destaca que o governo Wladimir Garotinho, por meio de políticas de compensação, realiza um cronograma de fomento de políticas públicas de combate ao racismo e promove a igualdade racial.
“A data do 13 de Maio é uma data muito contestada pelo Movimento Negro pela forma pela qual foi dada essa liberdade. Uma liberdade sem condições estruturais nenhuma de política pública que garantisse os direitos legais dessa comunidade negra que foi liberta. Nessa edição especial do Social + Perto, a gente vai ofertar todos esses serviços para esses usuários da Política de Promoção de Igualdade Racial, além dos atendimentos do ambulatório que presta serviço para a comunidade da LGBTQI+ e algumas atividades culturais que já são rotineiras aqui na subsecretaria. Ou seja, vai ser um dia repleto de atividades e serviços voltados para a comunidade em alusão à data 13 de Maio, fazendo referência ao amparo que o poder público deve dar à comunidade negra e para todos os municípios que precisam desses serviços”, disse Totinho.
SERVIÇOS QUE ESTARÃO DISPONÍVEIS NO SOCIAL + PERTO PELO DIA DA ABOLIÇÃO:
- Atualização e inclusão no Cadastro Único (Bolsa Família, Pé de Meia, ID Jovem, Tarifa Social da Enel, isenção em concurso público, orientação sobre Vale Gás, carteira do idoso e BPC/LOAS);
- Atendimento com advogados (pensão alimentícia, divórcio, registro e guarda dos filhos, modificação de registro civil, aposentadoria, auxílio doença e LOAS);
- Atendimento de CRAS e CREAS;
- Cadastro no Programa Criança Feliz;
- Animação Cultural;
- Corte de Cabelo;
- Esmaltação;
- Designer de sobrancelha;
- Trancista;
- Avaliação nutricional;
- Rede de apoio à mulher (ações de combate à violência doméstica e orientações sobre canais de denúncia);
- Atendimento médico (clínico geral);
- Vacinação de rotina, Covid e gripe;
- Aferição de pressão;
- Teste de glicemia;
- Massoterapia.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138